5º Ano investiga o mundo das profissões

Unidade: Chapecó | 5 Aug 2020

O trabalho faz parte da vida das pessoas desde os períodos mais remotos. É por meio do trabalho que os seres humanos extraem e utilizam os recursos, transformando-os em produtos que passam por diversas fases. Mas, como será o trabalho no futuro? Como serão os profissionais? Que características e habilidades serão necessárias para estes profissionais?

Pensando nisso e relacionando com o conteúdo Setores da economia estudado em Geografia, as professoras Kamila Pavi e Layana Mantelli lançaram um desafio para os alunos do 5º Ano:  realizar uma pesquisa e registrar, cada um, três profissões que hoje não existem, mas que futuramente serão necessárias.

As crianças apresentaram o ano em que possivelmente as profissões estarão presentes, que função exercerão e quais serão as características do profissional (formação e habilidades necessárias). Também conversaram com seus pais sobre quais virtudes um profissional do futuro vai precisar cultivar e compartilharam com a turma.

Para finalizar a tarefa, cada aluno caracterizou-se de acordo com a profissão que pretende exercer quando adulto.

“Os alunos demonstraram interesse em algumas áreas e profissões como a nanomedicina, analista de cybercidade, piloto espacial comercial, revivalista de espécies extintas, consultor de energia alternativa, entre outros. Foi muito bom observar os interesses de cada um e poder ampliar o tema, conversando sobre a formação de valores e virtudes que cada um deve cultivar desde agora para chegar a exercer a profissão que busca”, registrou a professora Kamila, regente da turma.