4º Ano realiza experimentos e desenvolve reflexões importantes

Unidade: Chapecó | 23 Jul 2020

Ao estudar sobre como os seres vivos se alimentam e o processo da fotossíntese, a turma do 4º Ano, das professoras Amanda Popiolski e Stefani Bosco, foi estimulada a realizar um experimento, com o objetivo de compreender a importância da luz para o desenvolvimento saudável das plantas.

As professoras realizaram, ao mesmo tempo em que as crianças estavam em suas respectivas residências, o plantio de grãos de feijão em um recipiente transparente, e o regaram. Depois colocaram este recipiente dentro de uma caixa de sapato com apenas uma abertura para a entrada da luz.

Os alunos foram orientados a acompanhar o experimento durante 3 semanas e registrar suas observações. Algumas das hipóteses levantadas previamente por eles foram:

“O feijão não irá nascer sem a presença de luz.”

“O feijão crescerá até bater na tampa da caixa, mesmo no escuro.”

“Ele irá germinar e depois morrer.”

“Ele germinará e crescerá em direção à luz, em direção ao buraco na caixa.”

Ao final do período previsto para a experiência, as hipóteses foram retomadas e então, cada qual com suas observações, puderam dialogar até chegar a um consenso. Os alunos concluíram que após germinar, o caule de feijão colocado na caixa cresceu e se alongou em direção ao buraco, em busca da luz, mas perceberam que esse caule é fino e pálido.

Ao término da atividade, a professora Amanda fez uma analogia com o cultivo dos sentimentos, tendo como base o ensinamento logosófico: “Semelhantes a uma planta, os sentimentos necessitam, diariamente, ser alimentados com atitudes, gestos e palavras para serem conservados e terem vida no interno do ser humano.” (Da revista Logosofia nº 13).

Conservar sentimentos é uma arte e contém segredos. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre como podem conservar os bons sentimentos que possuem no interno, que sementes de sentimentos observam no outro e gostariam de cultivar em sua mente.

“Percebemos que os sentimentos equilibram a vida, criam laços na convivência entre as pessoas. Em nossa mente tudo o que é plantado tem amplas possibilidades de florescer e dar bons frutos”, relatou a professora regente da turma, Amanda.