A partir da leitura do livro “A Primeira Guerra Mundial”, de Jayme Brener, as turmas do 9º Ano tiveram um debate reflexivo seguido de uma prova escrita em grupo, com o objetivo de aprofundar não só o conhecimento histórico, mas também o autoconhecimento e os valores que sustentam a verdadeira educação.
Durante o debate, foi possível observar a manifestação de valores como o respeito pelo pensamento do próximo, a capacidade de escuta consciente e o esforço em pensar com clareza e lógica, princípios fundamentais para a convivência e o desenvolvimento individual.
A prova escrita foi uma oportunidade para os alunos exercitarem a responsabilidade de pensar de forma crítica, consolidando ideias e posicionamentos baseados na reflexão e não apenas na memorização do conteúdo. Além disso, a realização da prova em grupo permitiu que os estudantes dividissem as tarefas, favorecendo o cultivo do respeito pelas diferentes opiniões e o esforço por sintetizarem uma resposta que representasse o entendimento coletivo do grupo.
Nosso papel como educador baseado na Pedagogia Logosófica é guiar para que cada estudante aprenda a pensar por si mesmo, analisando os acontecimentos da história e da vida à luz de valores superiores como a verdade, o entendimento e a superação das limitações internas. Seguimos com o propósito de educar para a vida, para o bem e para a evolução consciente.
Na Pedagogia Logosófica, o papel do educador é guiar para que cada estudante aprenda a pensar por si mesmo, analisar os acontecimentos da história e da vida à luz de valores superiores como a verdade, o entendimento e a superação das limitações internas. Há aqui o propósito de educar para a vida, para o bem e para a evolução consciente.