Professoras do 4º Ano A inovam as aulas online realizando o “Intervalo Criativo”

Unidade: Funcionários | 23 Jul 2020

No início das aulas remotas, as professoras Maria Natália Serpa e Fábia Colombarolli observaram que os alunos se sentiam pouco à vontade e inibidos para participarem das aulas virtuais. Foi aí que tiveram a ideia de criar o Intervalo Criativo, que é o momento de pausa entre as aulas online, onde as crianças do 4º Ano A são convidadas a realizarem atividades variadas para seus colegas promovendo um pequeno relaxamento e o fortalecimento do vínculo. Foi um verdadeiro sucesso!

Quando a atividade requer a elaboração de algum material, como tutorial, receita ou vídeo, esses são colocados na plataforma Moodle para que todos os alunos possam acessá-los a qualquer momento.

O Intervalo Criativo acontece algumas vezes durante a semana, sempre é marcada uma data e toda a turma é informada. Algumas atividades são selecionadas pelas professoras, como vídeos de dança, ginástica, apresentação dos pets e receitas. Outras atividades são pensadas e elaboradas pelos alunos, como tutorial de origami, balão junino e receitas. Quando a atividade é realizada ao vivo, como por exemplo as receitas, a lista de ingredientes é passada para os alunos com alguns dias de antecedência para que possam se preparar.

O Intervalo Criativo tem cumprido alguns objetivos importantes:

• estimular um maior envolvimento dos alunos nas aulas remotas;
  • estimular o conhecimento e desenvolvimento de algumas ferramentas tecnológicas, como o Zoom, WhatsApp e Power Point;
  • propiciar o vínculo entre eles;
  • favorecer o cultivo de um ambiente alegre durante as aulas.

Além disso, os Intervalos Criativos têm ampliado o campo experimental das crianças favorecendo, também, o cultivo da iniciativa e o combate à inibição, uma vez que os alunos têm que se inscrever para dirigir uma atividade ou participar dela. Esse movimento também favorece o desenvolvimento da autonomia, pois muitos têm participado sem o auxílio de um adulto.

As professoras têm observado que esse momento tem sido vivido de forma feliz durante as manhãs. Os alunos que aceitam o desafio de participar virtualmente de uma atividade se divertem bastante!

O 4º Ano A está desenvolvendo, naturalmente, habilidades orais e de interação social na nova sala virtual, o que coloca em prática ferramentas aprendidas nas aulas de Informática antes do isolamento social.

“Antes, nas aulas presenciais, nos divertíamos no recreio, em excursões e tudo mais, mas agora arrumamos essa forma de diversão. O Intervalo Criativo é super legal e eu quero que continue!”, manifestou a aluna Mariana Serpa Avellar.