Crianças do 1º Ano A investigam a existência de diferentes tipos de moradias pelo mundo

Unidade: Funcionários | 29 Jun 2020

O currículo de Geografia do 1º Ano do Ensino Fundamental indica, como uma das habilidades a ser desenvolvida, descrever e comparar diferentes tipos de moradia. Sendo assim, para introduzir o conteúdo, as professoras Fernanda Silveira e Juliana Domingues leram para as crianças a história do livro A Menina e o Velho.

No livro, um avô conta histórias para a netinha de diferentes tipos de moradias que ele conheceu durante sua vida e a menina imagina como seriam. Quando pôde viajar, a netinha teve a oportunidade de ver de perto como eram essas moradias que ouvia nas histórias.

Após a leitura do livro, as professoras prepararam uma apresentação com muitas imagens de moradias diferentes: casa barco, casa de madeira, tendas, iglus, ocas, etc. As crianças ficaram maravilhadas e muitas perguntas surgiram: Será que tem chuveiro no iglu? Onde eles dormem? Como as pessoas conseguem entrar nas palafitas? Será que é nadando?

As professoras estimularam as crianças a pesquisar e compartilhar com os colegas o que aprenderam. Foi uma alegria! Cada uma escolheu um tipo de moradia para pesquisar e apresentaram coisas bem legais, como: a “Casa da Cascata (EUA), a Casa Pueblo (Uruguai), Casa Batló (Espanha), dentre outras,  e até moradias estudantis, senzalas e estação espacial.

"Estamos amando pesquisar as diferentes moradias, mesmo depois de terminado o projeto. " Juliana Feldman, mãe da Marina Feldman.

Sem dúvida, esse estudo mostrou a forma inteligente do ser humano usar o seu poder de ADAPTAÇÃO!