Fundamental 2 estuda a Lei de Mendel e faz analogia com a seleção dos pensamentos

Unidade: Brasília | 5 Apr 2020

Para estudar a primeira Lei de Mendel, a professora Keila Cruvinel programou junto com os alunos uma atividade vibrante: a criação de um jogo!

Os alunos começaram recortando 64 peças quadradas de aproximadamente 1 cm de largura, nas cores amarela e verde. Com as peças em mãos, os adolescentes foram desafiados a realizar alguns cruzamentos tendo em conta algumas regras:

• Cada peça representava um gene para uma determinada cor da semente de ervilha (amarela ou verde).
  • Cada combinação de “duas peças” representava os dois genes presentes no ZIGOTO que dará origem a uma planta de ervilha.
  • Durante a formação dos gametas, esses genes se separam (Meiose) para se combinarem novamente na fecundação.
  • O gene para sementes amarelas é dominante sobre o gene para sementes verdes, assim, quando um zigoto apresentar um gene de cada tipo o resultado será ervilha amarela.

Ao realizar os cruzamentos, os adolescentes anotaram o número e o tipo de plantas de ervilha que surgiram (amarelas ou verdes), considerando a dominância e recessividade dos genes.

Levando em conta os procedimentos do jogo, a docente fez uma analogia com os pensamentos. Recordou que eles devem ser selecionados e escolhidos da melhor forma, pois assim não deixaremos que entrem na mente de forma aleatória e façam bagunça.