7° e 8° Ano estudam as bactérias e refletem sobre a seleção dos pensamentos

Unidade: Brasília | 5 Apr 2020

As turmas do 7° e 8° Ano estão estudando sobre as bactérias e, para explorar o conteúdo na prática, realizaram alguns procedimentos no laboratório.

Primeiramente, as turmas fizeram uma mistura de caldo de carne com gelatina incolor. Em seguida, colocaram a mistura em potinhos de plásticos e os deixaram na geladeira. Na aula seguinte, coletaram algumas bactérias e as depositaram nos potes. Os alunos usaram bastonetes para a coleta de amostras no sapato, na boca, na mão e no dinheiro. Depois de uma semana, eles analisaram as formações de colônias de bactérias e fizeram uma análise sobre a reprodução delas.

Com base nessa prática, professora e alunos trabalharam a analogia entre a multiplicação das bactérias e a multiplicação dos pensamentos. Assim como as bactérias se reproduzem com grande velocidade, os pensamentos também podem passar de uma mente para outra rapidamente. Dessa forma, concluíram que precisam estar muito atentos, pois, dentre os inúmeros pensamentos que os rodeiam, há aqueles que atrapalham os objetivos de superação e que devem ser combatidos.

A docente trabalhou com os alunos que se deve construir uma barreira mental para filtrar e selecionar apenas os pensamentos úteis para a vida.