Notícias

Página: 860 de 915


Ensino Fundamental participa de oficina de fotografia

Unidade: Goiânia

Um dos temas da agenda escolar é a fotografia, e sendo assim, para os alunos do Fundamental vivenciarem todos os benefícios que esta grande invenção pode proporcionar, nada melhor que explorá-la a fundo. Foi então que os professores Mayan Bueno e Tel Santana promoveram a Oficina de Fotografia. A atividade foi desenvolvida em duas partes: teórica e prática. Na primeira etapa, os docentes iniciaram estimulando nos alunos a leitura de imagens, refletindo como cada um interpreta e que (...)

Leia mais

Alunos do 8° Ano fazem modelo de pulmão na aula de Ciências

Unidade: Funcionários

As aulas práticas se constituem num importante recurso para o processo de ensino-aprendizagem. A experimentação cumpre também o importante papel de despertar o interesse e a curiosidade do aluno. Em uma das aulas de Ciências foi proposto aos alunos construírem um modelo de pulmão. Para montá-lo, eles utilizaram garrafa pet, balões, canudos e massinha. Quando o modelo ficou pronto os alunos puderam visualizar, de forma simples e objetiva, parte do funcionamento dos (...)

Leia mais

Trabalho de Campo do 6º Ano em grutas próximas à BH culmina em aprendizado em História

Unidade: Funcionários

O 6º Ano estudou detidamente a temática da pré-história, em especial, a pré-história brasileira. Diversas atividades foram realizadas, objetivando promover o ato de pensar, que é também o de observar e refletir. Assistiram a documentários, analisaram pinturas rupestres, fizeram leituras de textos complementares e um livro paradidático, como estímulo para que fossem capazes de fazer a conexão entre o conteúdo trabalhado em sala de aula e as observações e interpretações que (...)

Leia mais

Alunos do 3º Ano B treinam Tangram na aula de Informática

Unidade: Funcionários

Tangram é um quebra cabeça bastante utilizado pelas professoras, para apresentar aos alunos do Ensino Fundamental as formas geométricas. O objetivo do Tangram é formar várias figuras, utilizando 7 peças, sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 5000 figuras com as 7 peças. Em uma das aulas de Informática, os alunos do 3º Ano B foram estimulados a realizarem uma sequência de Tangrans online, jogo que já era conhecido por eles, mas não de (...)

Leia mais

Alunos do 4º Ano realizam estudo sobre rochas, fósseis e paleontologia

Unidade: Goiânia

O que as rochas revelam sobre a vida na Terra? Essa foi a pergunta que motivou os alunos do 4º Ano no estudo de Ciências que as professoras Adriana Bernardo da Silva e Tamires de Sá promoveram sobre os fósseis e o trabalho do paleontólogo. As crianças vivenciaram o trabalho do pesquisador na prática, no qual pegaram um modelo de gesso, e dentro havia uma réplica de um fóssil (os amonitas e os trilobitas). Os alunos tiveram que raspar o gesso até chegarem ao fóssil. Assim, foi (...)

Leia mais

​Aulas de Informática colaboram com o aprendizado de Matemática

Unidade: Funcionários

​Em uma das aulas de Informática, as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental se divertiram praticando Matemática num jogo online de tabuada. Além de contribuir para a fixação do conteúdo trabalhado em sala de aula, esses momentos são importantes para praticar o manuseio do computador, principalmente no que se relaciona à coordenação motora, para a utilização correta do mouse e ​para a ​localização das teclas dos algarismos numéricos.​ Podemos dizer também que (...)

Leia mais

Serviço de Orientação Educacional realiza Reunião Geral de Pais

Unidade: Goiânia

As docentes do Serviço de Orientação Educacional (SOE) Adriana Miranda e Terezinha Pantoja (Orientadoras da Educação Infantil) e Débora Miranda e Nadja Oliveira (Orientadoras do Ensino Fundamental) promoveram uma Reunião Geral de Pais sobre o tema Capacidade de iniciativa: todos a têm? É possível criá-la?. O objetivo foi tratar com as famílias sobre a importância de resgatar e desenvolver a capacidade de iniciativa das crianças, por ser fruto de um poder que Deus concedeu (...)

Leia mais

Infantil 3 reflete sobre a própria história e identifica as conquistas

Unidade: Cidade Nova

Dando sequência aos estudos do projeto anual, as professoras do Infantil 3, Naiane Monique e Tânia Lúcia de Líbero, desenvolveram o estudo Crescendo com o meu amigo. A professora Naiane compartilhou com as crianças um pouco da sua história, a partir da apresentação de fotos de fases distintas da sua vida (bebê, criança, jovem e adulta). Por meio dessa atividade, o grupo teve a oportunidade de observar e refletir sobre as mudanças físicas e comportamentais que o ser humano sofre, (...)

Leia mais

Alunos do 4º e 5º Ano visitam o aterro sanitário de Uberlândia

Unidade: Uberlândia

As turmas da Paciência e da Gratidão (4º e 5º Ano), sob as orientações das professoras Glenia Naves e Talita Franco, visitaram o aterro sanitário de Uberlândia. Os alunos foram recebidos pela engenheira ambiental Alana Frazão, que explicou sobre o funcionamento do aterro, informou a quantidade de lixo processada diariamente e que o chorume é enviado para a ETA (Estação de Tratamento de Esgoto). A engenheira também mostrou uma usina instalada no aterro para produção de energia, (...)

Leia mais

Alunos do 3º Ano aprende a lidar com dinheiro por meio do ‘Supermercado Logosófico’

Unidade: Goiânia

Para ampliar os conceitos de adição e subtração através do dinheiro e explorar a organização e o trabalho em grupo, as professoras do 3º Ano, Mayara Teixeira, Angélica Mendonça e Tatiane Nascimento, propuseram aos alunos a montarem o Supermercado Logosófico. Inicialmente, as crianças assistiram a um vídeo sobre a história do dinheiro. Depois a sala foi divida em grupos e cada um deveria contar a quantidade de dinheiro que tinha antes de ir às compras. Todas as crianças (...)

Leia mais