Página: 860 de 915
Ensino Fundamental participa de oficina de fotografia
Um dos temas da agenda escolar é a fotografia, e sendo assim, para os alunos do Fundamental vivenciarem todos os benefícios que esta grande invenção pode proporcionar, nada melhor que explorá-la a fundo. Foi então que os professores Mayan Bueno e Tel Santana promoveram a Oficina de Fotografia. A atividade foi desenvolvida em duas partes: teórica e prática. Na primeira etapa, os docentes iniciaram estimulando nos alunos a leitura de imagens, refletindo como cada um interpreta e que (...)
Leia maisAlunos do 8° Ano fazem modelo de pulmão na aula de Ciências
As aulas práticas se constituem num importante recurso para o processo de ensino-aprendizagem. A experimentação cumpre também o importante papel de despertar o interesse e a curiosidade do aluno. Em uma das aulas de Ciências foi proposto aos alunos construírem um modelo de pulmão. Para montá-lo, eles utilizaram garrafa pet, balões, canudos e massinha. Quando o modelo ficou pronto os alunos puderam visualizar, de forma simples e objetiva, parte do funcionamento dos (...)
Leia maisTrabalho de Campo do 6º Ano em grutas próximas à BH culmina em aprendizado em História
O 6º Ano estudou detidamente a temática da pré-história, em especial, a pré-história brasileira. Diversas atividades foram realizadas, objetivando promover o ato de pensar, que é também o de observar e refletir. Assistiram a documentários, analisaram pinturas rupestres, fizeram leituras de textos complementares e um livro paradidático, como estímulo para que fossem capazes de fazer a conexão entre o conteúdo trabalhado em sala de aula e as observações e interpretações que (...)
Leia maisAlunos do 3º Ano B treinam Tangram na aula de Informática
Tangram é um quebra cabeça bastante utilizado pelas professoras, para apresentar aos alunos do Ensino Fundamental as formas geométricas. O objetivo do Tangram é formar várias figuras, utilizando 7 peças, sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 5000 figuras com as 7 peças. Em uma das aulas de Informática, os alunos do 3º Ano B foram estimulados a realizarem uma sequência de Tangrans online, jogo que já era conhecido por eles, mas não de (...)
Leia maisAlunos do 4º Ano realizam estudo sobre rochas, fósseis e paleontologia
O que as rochas revelam sobre a vida na Terra? Essa foi a pergunta que motivou os alunos do 4º Ano no estudo de Ciências que as professoras Adriana Bernardo da Silva e Tamires de Sá promoveram sobre os fósseis e o trabalho do paleontólogo. As crianças vivenciaram o trabalho do pesquisador na prática, no qual pegaram um modelo de gesso, e dentro havia uma réplica de um fóssil (os amonitas e os trilobitas). Os alunos tiveram que raspar o gesso até chegarem ao fóssil. Assim, foi (...)
Leia maisAulas de Informática colaboram com o aprendizado de Matemática
Em uma das aulas de Informática, as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental se divertiram praticando Matemática num jogo online de tabuada. Além de contribuir para a fixação do conteúdo trabalhado em sala de aula, esses momentos são importantes para praticar o manuseio do computador, principalmente no que se relaciona à coordenação motora, para a utilização correta do mouse e para a localização das teclas dos algarismos numéricos. Podemos dizer também que (...)
Leia maisServiço de Orientação Educacional realiza Reunião Geral de Pais
As docentes do Serviço de Orientação Educacional (SOE) Adriana Miranda e Terezinha Pantoja (Orientadoras da Educação Infantil) e Débora Miranda e Nadja Oliveira (Orientadoras do Ensino Fundamental) promoveram uma Reunião Geral de Pais sobre o tema Capacidade de iniciativa: todos a têm? É possível criá-la?. O objetivo foi tratar com as famílias sobre a importância de resgatar e desenvolver a capacidade de iniciativa das crianças, por ser fruto de um poder que Deus concedeu (...)
Leia maisInfantil 3 reflete sobre a própria história e identifica as conquistas
Dando sequência aos estudos do projeto anual, as professoras do Infantil 3, Naiane Monique e Tânia Lúcia de Líbero, desenvolveram o estudo Crescendo com o meu amigo. A professora Naiane compartilhou com as crianças um pouco da sua história, a partir da apresentação de fotos de fases distintas da sua vida (bebê, criança, jovem e adulta). Por meio dessa atividade, o grupo teve a oportunidade de observar e refletir sobre as mudanças físicas e comportamentais que o ser humano sofre, (...)
Leia maisAlunos do 4º e 5º Ano visitam o aterro sanitário de Uberlândia
As turmas da Paciência e da Gratidão (4º e 5º Ano), sob as orientações das professoras Glenia Naves e Talita Franco, visitaram o aterro sanitário de Uberlândia. Os alunos foram recebidos pela engenheira ambiental Alana Frazão, que explicou sobre o funcionamento do aterro, informou a quantidade de lixo processada diariamente e que o chorume é enviado para a ETA (Estação de Tratamento de Esgoto). A engenheira também mostrou uma usina instalada no aterro para produção de energia, (...)
Leia maisAlunos do 3º Ano aprende a lidar com dinheiro por meio do ‘Supermercado Logosófico’
Para ampliar os conceitos de adição e subtração através do dinheiro e explorar a organização e o trabalho em grupo, as professoras do 3º Ano, Mayara Teixeira, Angélica Mendonça e Tatiane Nascimento, propuseram aos alunos a montarem o Supermercado Logosófico. Inicialmente, as crianças assistiram a um vídeo sobre a história do dinheiro. Depois a sala foi divida em grupos e cada um deveria contar a quantidade de dinheiro que tinha antes de ir às compras. Todas as crianças (...)
Leia mais