Turma do 4º Ano amplia o conhecimento sobre os microorganismos

Unidade: Cidade Nova | 31 Mar 2020

Quando as professoras do 4º Ano disseram para os alunos sobre a existência de seres vivos que só podem ser visualizados com o auxílio de instrumentos de ampliação, como os microscópios, imediatamente o interesse foi despertado e eles pediram para explorar esse mundo não visível a olho nu.

Com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre o tema, a professora de Ciências levou para a sala de aula um microscópio caseiro capaz de ampliar os microorganismos presentes em uma gota de água retirada de um aquário. Ao olhar para a gota de água a olho nu não é possível enxergar os seres vivos ali presentes, o mesmo ocorre quando olhamos para as nossas mãos e para os objetos ao redor. Os microorganismos estão em toda parte e, embora, muitos deles sejam necessários para a manutenção da vida, os alunos estão aprendendo sobre algumas doenças causadas por esses seres invisíveis e compreendendo como é importante lavar as mãos mesmo quando elas parecem estar limpas.

Na gota de água ampliada, foi possível visualizar paramécios, que são protozoários de vida livre presentes em água doce e que não causam doenças ao ser humano. Os alunos ficaram impressionados com a quantidade de seres vivos em apenas uma pequena gota de água. Foi uma atividade diferente e que levou conhecimento e reflexão aos alunos!

“Aproveitamos a oportunidade para conversarmos um pouquinho sobre a higiene mental que constitui em conhecer, identificar e selecionar os pensamentos e também o que nós é oferecido nos livros, nos programas de televisão e nas mídias sociais. As crianças viram que devemos pensar sempre, pois é uma grande defesa”, concluiu a professora.