Alunos do 9° Ano apresentam trabalho sobre síndromes e valorizam a vida

Unidade: Funcionários | 13 May 2015

Para adquirirem conhecimento acerca de algumas síndromes genéticas, os alunos do 9º Ano realizaram um trabalho em grupo. Cada grupo fez uma apresentação, após o trabalho escrito, com o objetivo de entender o conceito de síndromes genéticas; discutir o que se tem abordado sobre esses distúrbios e identificar as características físicas, psicológicas e as consequências na vida de um portador. As síndromes pesquisadas foram: Down, Turner, Patau, Cri-du-chat, Klinefelter e Crouzon.

O corpo humano possui pequenas unidades denominadas de células. No interior de cada uma dessas células estão os cromossomos, estruturas responsáveis por todo o funcionamento da pessoa e suas características. Cada uma das células do corpo humano normal é constituída por 46 cromossomos, porém, por diversos fatores, podem ocorrer determinadas desordens nesses cromossomos, causando síndromes genéticas.

Segundo a professora Milena Almeida, a apresentação dos grupos gerou um momento sensível, quando todos puderam interagir e dialogar com bastante amplidão sobre o tema. "Ficou evidente nessa prática o valor que devemos dar à vida e também o cultivo do respeito entre as pessoas, sejam elas portadoras de alguma doença ou não", explicou.