"Projeto Circo" enriquece as aulas de Educação Física

Unidade: Funcionários | 13 May 2015

Para ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do circo, conhecer e aprender técnicas simples de movimentos presentes nos espetáculos, como acrobacias e malabarismos observando normas de segurança individual e coletiva, os professores Felipe Cerqueira e Gabrielle Batista planejaram aulas diferentes com as turmas do 3º Ano do Fundamental. Eles puderam ainda desenvolver sua capacidade de comunicação corporal, explorando as características expressivas e criativas das práticas circenses.

Para o professor Felipe, “as atividades circenses, em diversos países, vêm se constituindo como aliadas da Educação Física e de outras disciplinas, por serem atividades que geram atitudes com um potencial educativo, não se limitando apenas ao simples controle do corpo. Durante o processo de ensino e aprendizagem, os alunos desenvolvem diferentes aspectos pessoais, como a sensibilidade na expressão corporal, a cooperação, o desenvolvimento da criatividade, a melhora da autossuperação e da autoestima”.

Já a professora Gabrielle percebeu que ao colocar o tema de circo nas aulas os alunos ficaram surpresos com essa relação, mas ao adequar as atividades eles conseguiram ampliar o conceito da Educação Física. "Senti atuar o estímulo da curiosidade, que foi além do que eu imaginava. E isso motiva procurar sempre temas diferentes para trabalhar nas aulas”, manifestou.