Ligação Química e Bioquímica Celular são temas de projeto no 1º Ano do Ensino Médio

Unidade: Funcionários | 12 Dec 2019

Com uma abordagem integrada, as professoras Luciane Soares (Química) e Milena Almeida (Biologia) propuseram aos alunos um projeto que visou estudar assuntos relacionados à estrutura dos materiais e das células, para melhor compreensão dos fenômenos químico-biológicos, por meio de modelos, fórmulas, experimentos, etc.

Considerando-se que as tecnologias digitais revolucionaram nossos meios de comunicação e estão transformando o modo como aprendemos e nos relacionamos uns com os outros, o projeto utilizou intensamente recursos para produção colaborativa de texto online (Google docs), registros fotográficos, produção de vídeos, criação de infográficos e mapas mentais, com a finalidade de divulgar o conhecimento aprendido por meio de portfólios digitais e redes sociais. 

O projeto teve como principais objetivos: despertar a contextualização e a globalização dos saberes a serviço do bem comum; analisar informações divulgadas em mídias e produzir textos com recursos gráficos apropriados (sendo muitos referentes às aulas experimentais no laboratório de Química e Biologia), para serem publicados em um Instagram, criado especialmente para o projeto Se liga_Logo. 

Segundo as professoras, atividades realizadas no projeto exercitam a curiosidade intelectual e utilizam a ciência de forma criativa. Além disso, colocam o estudante como protagonista para encontrar as melhores formas de aprender, ao mesmo tempo que ensina. 

Alguns depoimentos dos alunos: 

“Interessei-me pelo projeto, pois, ele fez com que eu fosse atrás de informações a mais do que me é fornecido nas aulas, sem ser para estudar especificamente para uma prova, mas pelo simples prazer de aprender, de conhecer”. Maíra Silva Barcellos 

“Achei o projeto muito interessante, pelo fato de não ser mais um trabalho comum como os outros; foi muito envolvente trabalhar com recursos presentes no nosso dia a dia, que são as redes sociais”. Milla Freire 

“Meu interesse pelo projeto foi enorme, pois eu percebi, através dele, uma oportunidade de compreender e fixar melhor os conteúdos; creio que isso ocorreu, pois, ao juntar as matérias de Biologia e Química (que ao meu ver, não são fáceis) eu tive um incentivo muito grande para sair da minha zona de conforto e me empenhar no trabalho, caso contrário o resultado do trabalho seria ruim. Além disso, eu sempre gostei de aprender novos assuntos, conteúdos. O que me falta as vezes é estímulo e acredito que o trabalho integrado me deu esse estímulo”. Lucas Guimarães Cantarino Ferreira 

“O projeto foi muito útil, pois ao relacionar a Biologia e a Química, pude expandir meus conhecimentos de forma ampla nas disciplinas envolvidas. Além dos conteúdos das matérias, pude adquirir outros conhecimentos de grande importância”. Diego Silva