Infantil 4 aprende sobre a importância da simpatia

Unidade: Cidade Nova | 18 Nov 2019

A turma do Infantil 4 está aprendendo sobre um importante valor: a simpatia. E, para favorecer o aprendizado deste valor, as professoras Nirvana e Letícia, realizaram uma sensível dinâmica no pátio da escola.

Inicialmente, elas perguntaram se as crianças conheciam esse valor e o que significava. Em seguida, mostraram gravuras de crianças com diferentes fisionomias. As professoras estimularam as crianças a observarem bem as gravuras e as expressões das crianças; e, depois, refletirem quais crianças estavam sendo simpáticas. Os alunos chegaram à conclusão de que as crianças com um sorriso no rosto, com uma fisionomia agradável e feliz, estavam sendo simpáticas e as outras, com a fisionomia emburrada ou que estavam chorando, precisavam se esforçar para cultivar esse importante valor.

Além disso, os alunos aprenderam que a simpatia é um recurso que favorece a ampliação das amizades e a aproximação.

As crianças observaram também que todas as pessoas possuem características físicas, como o tipo e o tamanho do cabelo, a cor dos olhos e etc.. E aprenderam que existem características que não são físicas, e que só são descobertas quando se observa o comportamento.

As professoras, então, estimularam os alunos a pensarem em alguma característica que não fosse física, algum valor, algo que observam de bom para dizer sobre o colega. Todos se esforçaram, tornando a atividade um momento muito especial. A turma aprendeu muito com essa dinâmica e com esse importante valor!