Alunos do 3º Ano leem o livro “O grande passeio” e vivenciam lindas aventuras

Unidade: Florianópolis | 18 Nov 2019

Ao longo do último trimestre, nas aulas de Língua Portuguesa, a turma do 3º Ano realizou a leitura compartilhada do livro O grande passeio, de autoria de Larissa Lanna. Para essa leitura, foram utilizadas algumas estratégias com a turma para exercitar a leitura e a interpretação, bem como despertar o interesse pela história. Geralmente, nos momentos mais emocionantes do livro, as docentes davam uma pausa para gerar expectativa na turma.

No decorrer da leitura, à medida que a história ia se desenvolvendo, as professoras propuseram uma aventura em contato com a natureza, assim como ocorrera com a personagem principal. Foi aí que organizaram o “grande passeio”, para o sítio de uma das professoras, localizado na cidade de Rancho Queimado (SC), a 70km de Florianópolis.

O passeio foi marcado com todas as famílias para o dia 19 de outubro. Os alunos e as famílias da turma do 5º Ano também foram convidados, pois é o último ano deles na escola e foi uma oportunidade de fortalecer os vínculos ainda mais e levar lindas recordações do Colégio Logosófico.

Tudo foi preparado com muito afeto e as crianças estavam muito entusiasmadas com a possibilidade de viver grandes aventuras. E assim aconteceu... as crianças fizeram trilhas, brincaram muito com os amigos, participaram de um bingo organizado pelas professoras e vivenciaram momentos de aventura e muita alegria.

Após o grande passeio, as crianças escreveram cartas para a autora do livro compartilhando o que viveram e agradecendo por ela ter escrito o livro.

Estou certo de que não há nenhum dos aqui presentes que não tenha tido um ou mais momentos de alegria ou de felicidade. Mas estou certo, também, de que a ninguém ocorreu recordar esses momentos, não tanto para reviver a imagem de felicidade ou de alegria, mas como prova de gratidão a esse instante que foi seu, que viveu e que deve perdurar em sua recordação, como deve perdurar tudo aquilo que, sendo grato à vida, deve permanecer nela identificando-se com o ser como algo próprio.” Sabedoria Logosófica