Crianças do Infantil 5 ampliam seus conhecimentos sobre o Japão

Unidade: Florianópolis | 17 Nov 2019

Ao longo do terceiro trimestre, a turma do Infantil 5 realizou a leitura coletiva do livro O Origami de Lara, de Marcelo Pontarolo. A cada semana as crianças acompanhavam a leitura feita pela professora e exploravam alguns dos temas trazidos no livro. Um dos aspectos que despertou muito interesse delas foi o Japão, país onde o origami foi mais difundido. Para ampliar ainda mais os conhecimentos sobre os costumes e cultura deste país, a turma recebeu duas visitas de descendentes de japoneses.

No primeiro momento, o aluno Caio trouxe dois vizinhos, Sr. Fernando Takasugi e Sra. Olga Takasugi, que apresentaram algumas curiosidades da cultura japonesa:

  • como são comemorados o “dia das meninas” e o “dia dos meninos”;
  • o kimono, vestimenta típica feminina, e suas regras de uso conforme o status social da pessoa (criança, mulher casada ou solteira), além do sapato típico;
  • a escrita considerada silábica, com fonemas diferentes e escrita da direita para a esquerda e de cima para baixo; e
  • a arte do origami, fazendo um sapo e brincando com as crianças.

O casal ainda preparou um tsuru como presente para as crianças e contaram sobre a história desta dobradura. Foi um momento rico, com muitos aprendizados, e foi possível perceber que crianças ficaram ainda mais estimuladas com o tema.

Alguns dias depois, a turma recebeu a visita da sra. Hisae Yaguna Kaneoya e da sra. Yuina Takase Baba, que vieram fazer uma oficina de origami com as crianças. De vestimenta típica, Yuina ensinou às crianças uma dobradura de flor e uma dobradura de avião, além de apresentarem mais informações sobre a arte do origami, sobre características das casas japonesas e sobre a cerimônia do chá. A turma do Infantil 5, que já gostava muito de brincar com aviões de papel, aprendeu uma nova forma de dobradura e terminou a tarde envolvida em uma corrida de aviões.

Segundo as docentes, muito além da cultura japonesa, estas visitas chamaram atenção da turma pela forma silenciosa e respeitosa de se comportar e ao longo do trimestre as crianças têm feito muitas referências à tudo o que aprenderam: muitas vezes chegam em sala mostrando uma nova forma de dobrar avião de papel ou com alguma outra dobradura que inventaram, tentam reproduzir a pronúncia de seus nomes em japonês, tentam escrever de cima para baixo nas brincadeiras de desenho, entre muitas outras demonstrações de seu aprendizado.

O conhecimento amplia a vida. Conhecer é viver uma realidade que a ignorância impede desfrutar.” Sabedoria Logosófica