Turma do 2º Ano reflete sobre o cultivo de valores

Unidade: Florianópolis | 17 Nov 2019

Para continuar o trabalho do projeto A arte de criar a si mesmo da turma do 2º Ano, as professoras fizeram uma proposta para os alunos. Após conversarem sobre a importância de cultivar valores desde a infância, cada um identificou uma superação que seria desafiante realizar. Para ajudar a criar uma imagem da superação escolhida, cada criança “plantou” uma tulipa de papel contendo a superação escrita.

Após esse momento foi realizada a seguinte reflexão: “Assim como uma planta necessita de água, luz e um solo nutritivo para se desenvolver, quais são as atitudes que me ajudam a superar o meu desafio?”. No final de cada dia, as crianças e professoras estão relembrando e registrando as atitudes que tiveram, e destacando as que ajudam a cultivar o valor escolhido.

“Foi escolhida a imagem da semente, pois entendemos que dentro dela contém possibilidades. Ao plantar a tulipa de papel, podemos perceber que ajudamos as crianças a formar a imagem do cuidado, do que é necessário para superação e de como cuidar do que estamos semeando”, explicou a professora da turma, Sabrina Zilli de Andrade.

Este mesmo objetivo de alcançar superações também está sendo desenvolvido nas aulas de Ética. Em uma das atividades, foi trazido o seguinte questionamento: “Como iremos mudar o mundo?”. As crianças de 7 e 8 anos responderam: “Recordando da parte boa que temos, a mudança começa em cada um”.

"O inefável prazer de viver não se experimenta enquanto não começamos a olhar nossa vida como o principal dos trabalhos que devemos empreender." Sabedoria Logosófica