Infantil 5 inicia os estudos do Projeto Pátria

Unidade: Cidade Nova | 26 Sep 2019

As crianças do Infantil 5 estão estimuladas com o início dos estudos do projeto Pátria. As professoras, Naiane e Ana Clara, iniciaram as atividades trabalhando com os alunos o significado da data 7 de setembro e incentivando-os a observarem um dos símbolos nacionais do Brasil: a bandeira.

A turma adorou aprender sobre a importância da Proclamação da Independência do Brasil, por D. Pedro I, para o processo de emancipação da nossa nação. As crianças demonstraram interesse pela observação da bandeira, as formas geométricas e cores que a compõem, e seus respectivos significados: verde (as matas); azul (céu e rios); amarelo (as riquezas) e branco (desejo pela paz).

Durante a conversação, os alunos teceram vários questionamentos e apresentaram alguns conhecimentos prévios: “Não é um pensamento bom o que Portugal fazia! Não se pode pegar as coisas sem pagar” (Artur); “Eu já escutei uma história de Pedro Álvares Cabral” (Isabela Veloso).

Num segundo momento, cada criança teve a oportunidade de representar, utilizando materiais variados (pintura a dedo, cola colorida e barbante), a bandeira do Brasil. Durante a atividade, se esforçaram para observar este símbolo nacional e reproduzi-lo com gosto e alegria!