História e criatividade ampliam o conhecimento do Infantil 5

Unidade: Chapecó | 23 Sep 2019

O Infantil 5 está realizando, com muita alegria, o projeto História da Escrita e dos Números. E para dar sequência às conversas sobre descobertas, as professoras Daniela Schiavini Müller e Amanda Popiolski contaram a história Boizinho Brioso e outros bois, de Anna Flora e Mariana Massaran.

Os personagens do livro Bentinho e seu boizinho demonstram como é a vida na Serra do Catimbó: as plantas, os bichos, o jeito de se vestir e os costumes. No livro, há uma caverna do tesouro que desvenda uma história muito antiga, contando sobre os antepassados de Bento.

As crianças demonstraram interesse e surgiram algumas perguntas:

  • Como é uma caverna? O que tem dentro dela?
  • Como os homens da caverna escreviam, se não existia papel nem lápis?
  • Como surgiram as letras e os números?

As docentes ampliaram e exploraram a história com as crianças.

Após lerem o trecho do livro no qual o personagem descrevia seus brinquedos, os alunos foram desafiados: “Que tal transformar legumes e palitos em animais para brincar?”. Foram dois momentos de criatividade num só. Ao produzirem os bichinhos estavam exercitando a criatividade e, quando brincaram com eles, já prontos, soltaram a imaginação: “Olha professora! Eu fiz um boizinho”; “Eu usei o chuchu para fazer um sapinho”; “Eu escolhi a batata para fazer um cachorro”.

Em outro trecho da história, o personagem Bentinho conta que sua família se senta em volta da mesa da cozinha para merendar, e comem canjica com café e pão de milho. E através da culinária, a turma teve a oportunidade de experimentar as comidas descritas pelo personagem e trabalhar conceitos matemáticos, realizando associações de quantidade. A professora escreveu a receita no quadro e os alunos colaboraram acrescentando os ingredientes. Para culminar a atividade, no final da tarde, a turma do Infantil 5 se reuniu no deck do Colégio para lanchar.

“Esta história não termina aqui, pois continuaremos aprendendo e descobrindo. Por meio deste projeto, tendo por base a história de como se deu a evolução da escrita, buscamos promover nas crianças a compreensão de que a humanidade evolui conforme os conhecimentos que adquire. Vimos também que a capacidade de pensar - exclusiva do ser humano - é a que nos permite conhecer e criar tantas coisas importantes para toda a humanidade”, explicaram as professoras.