Turma do 5º Ano aprimora habilidade para falar em público

Unidade: Cidade Nova | 5 Apr 2015

A turma do 5º Ano está aprimorando as habilidades para falar com desenvoltura em público: estudaram sobre a importância da postura, do tom de voz, do planejamento e domínio do conteúdo para uma boa apresentação oral. Para colocar o aprendizado em prática, os alunos utilizaram diversos recursos como power point, cartaz, quadrinhos e gráficos, e falaram sobre um tema muito discutido na atualidade: a água.

Esta experiência possibilitou, além do exercício prático, algumas reflexões a partir de facilidades e dificuldades encontradas por cada criança para executar a tarefa de preparação.

Muitos alunos falaram que aprenderam mais sobre o tema da água durante o processo de preparação para a apresentação, do que se tivessem apenas lido um texto sobre o assunto.“Para falar a gente precisa saber bastante, se preparar e por isso a gente aprende mais”, declarou o aluno Arthur de Pinho.

Para a professora, “aprender com o processo de preparação (da apresentação) e também viver a experiência de falar sobre diversos temas é fundamental para o processo formativo das crianças, afinal são seres que emitem opiniões e pensamentos sobre o mundo que as cercam, estão inseridas em grupos sociais nos quais precisam se comunicar com clareza e desenvoltura, precisam ser ativos, pensantes e participativos na sociedade em que vivem”.