3º Ano estuda sobre o ato de colecionar e compartilha vivências

Unidade: Chapecó | 12 Jun 2019

Quantas memórias podem estar envolvidas em uma coleção? Você conhece alguém que coleciona algo em sua família ou grupo de amigos?

Colecionar é uma prática que pode desenvolver algumas habilidades, como aprender a esperar, cuidar, classificar por critérios, categorizar e até mesmo negociar ao fazer uma troca. Uma coleção também pode nos fazer recordar de muitas coisas, sendo uma forma de nos vincularmos e cultivar diferentes sentimentos.

A turma do 3º Ano do Colégio Logosófico – Unidade Chapecó, a partir do projeto literário De conta em conta, um colar de memórias, vem abordando esse tema em suas aulas. Os alunos foram estimulados a pesquisar sobre o assunto e conversar com amigos e familiares que possuem coleções para compartilhar suas descobertas.

Chapéus, bolas, pedras, moedas... Alunos e professores foram trazendo suas coleções para demonstrar aos amigos e montaram uma exposição na escola.

O aluno Henrique Bondan Stoll relatou que “foi interessante trazer sua coleção de moedas e mostrar para os colegas. Toda a minha família colabora com a minha coleção, sempre que alguém viaja traz alguma para mim”.

A professora Daniela Farias, regente da turma, trouxe a coleção de cards do chocolate Surpresa que pertence a seu esposo, coleção feita na década de 1980.

“Colecionar também é um momento de pensar naqueles que gostamos, de colaboração e de recordação do outro ser”, relatou a docente.