Infantil 5A aprende sobre as órbitas dos planetas e as órbitas pessoais

Unidade: Funcionários | 10 Jun 2019

Na excursão feita ao Planetário, no mês passado, as crianças perguntaram muito e descobriram que Plutão perdeu algumas características de planeta e agora é um planeta-anão. Descobriram que temos atrações nas órbitas, forças que atraem, chamadas forças da gravidade. Após a visita, as professoras Julieta Lima e Bruna Godoy, observaram que as crianças ainda tinham muitas dúvidas, principalmente sobre as órbitas. Então pensaram em chamar um professor de Física para explicar o assunto.

O professor Geraldo Nascimento levou para a sala ímãs gigantes e uma corda com uma esfera na ponta. Com a corda e a esfera traçou no ar formas elípticas que davam aos alunos a visão de como os planetas “rodavam”. Já com os ímãs gigantes, as crianças comprovaram a força da atração e da repulsão.

A atividade foi importante para o esclarecimento prático da relação das órbitas, as forças, a atração, a repulsão, a gravidade, as galáxias. Junto às crianças as professoras fizeram reflexões nas quais elas identificavam o que poderia estar atraindo ou repelindo na vida de cada uma. Trabalharam também sobre as características positivas que os seres humanos têm. Perceberam que a força para atrair era a mesma para repelir e fizeram muitas analogias a respeito, como: o bem atrai o bem.

Seguem algumas manifestações dos alunos:

“Se eu faço carinho, eu recebo carinho.” Ana Beatriz Neves

“Quando eu obedeço a minha mãe, ela fica muito feliz e me abraça.” Henrique Ribeiro

“Eu quero fazer carinho nos meus amigos para ter muitos amigos!” Arthur Henrique