Infantil 5A aprende sobre as órbitas dos planetas e as órbitas pessoais

Unidade: Funcionários | 10 Jun 2019

Na excursão feita ao Planetário, no mês passado, as crianças perguntaram muito e descobriram que Plutão perdeu algumas características de planeta e agora é um planeta-anão. Descobriram que temos atrações nas órbitas, forças que atraem, chamadas forças da gravidade. Após a visita, as professoras Julieta Lima e Bruna Godoy, observaram que as crianças ainda tinham muitas dúvidas, principalmente sobre as órbitas. Então pensaram em chamar um professor de Física para explicar o assunto.

O professor Geraldo Nascimento levou para a sala ímãs gigantes e uma corda com uma esfera na ponta. Com a corda e a esfera traçou no ar formas elípticas que davam aos alunos a visão de como os planetas “rodavam”. Já com os ímãs gigantes, as crianças comprovaram a força da atração e da repulsão.

A atividade foi importante para o esclarecimento prático da relação das órbitas, as forças, a atração, a repulsão, a gravidade, as galáxias. Junto às crianças as professoras fizeram reflexões nas quais elas identificavam o que poderia estar atraindo ou repelindo na vida de cada uma. Trabalharam também sobre as características positivas que os seres humanos têm. Perceberam que a força para atrair era a mesma para repelir e fizeram muitas analogias a respeito, como: o bem atrai o bem.

Seguem algumas manifestações dos alunos:

“Se eu faço carinho, eu recebo carinho.” Ana Beatriz Neves

“Quando eu obedeço a minha mãe, ela fica muito feliz e me abraça.” Henrique Ribeiro

“Eu quero fazer carinho nos meus amigos para ter muitos amigos!” Arthur Henrique

“Quando um colega me bate eu não quero ficar perto dele.” Pedro Dani

“É muito importante conhecer sobre os planetas e as órbitas.” Paulo Henrique