Turmas do 4º e 6º Ano viajam para Ametista do Sul e aprendem tudo sobre a pedra de ametista

Unidade: Chapecó | 6 Jun 2019

As turmas do 4º e 6º Ano tiveram uma grande oportunidade de estimular vínculos e desenvolver sua aprendizagem! Elas realizaram um passeio de estudo para Ametista do Sul - RS, cidade que possui minas de onde são extraídas pedras de ametista.

O passeio foi vivido intensamente. Mesmo em um dia chuvoso, os alunos estavam muito felizes e preparados para cada etapa da atividade, pois se prepararam com antecedência e tinham muitas curiosidades acerca do que encontrariam.

“No ônibus a gente cantou, dormimos e dançamos!”, relatou o aluno do 4º Ano, Lenardo Rossi. “Eu aprendi que a temperatura se mantém a mesma dentro da mina, tanto no inverno quanto no verão, 17º C. Quanto mais escura a Ametista, maior valor ela possui. Quando é muito clara eles queimam para dar mais valor, porque daí ela vira citrino”, manifestou o aluno Eduardo Gallina, 4º Ano. Já para o aluno Guilherme Goto, uma das coisas que chamou sua atenção foi a “água milenar”, água que ficou dentro das pedras desde a formação geológica. E a aluna Eduarda Valentini ficou impressionada: “Se fosse comprar um meteorito, teríamos que pagar R$ 1.000,00 por quilo!”

O que esperar de um passeio assim?

“Alunos atentos, querendo saber mais, felizes, aprendendo não somente sobre a formação geológica, mas também sobre adaptabilidade, amizade, colaboração, paciência, obediência inteligente, dentre tantos outros aspectos. Uma viagem que foi muito além, uma viagem que ficará marcada na vida escolar de cada um”, relatou a professora Kamila Pavi, regente do 4º Ano.