Alunos do 4º Ano realizam atividade sobre ângulos geométricos na quadra de esportes

Unidade: Cidade Nova | 6 Jun 2019

A turma do 4º Ano teve contato pela primeira vez com o conceito de ângulo, que é fundamental para o ensino da Geometria na disciplina de Matemática. Esse conteúdo tem uma vasta aplicação em outros ramos do conhecimento como, por exemplo, na engenharia, na cartografia, na ortopedia, na odontologia, na astronomia e na aviação.

Para introduzir esse conceito, as professoras ministraram uma aula com cordas e as crianças construíram o ângulo de 90°. A aula foi realizada na quadra de esportes e os conceitos de circunferência, círculo, semirreta e ângulo foram aprendidos de forma prática.

Os alunos compreenderam que uma circunferência possui 360° e utilizaram a corda para dividir o círculo pela metade e depois em quatro partes, identificando o ângulo de 90°. Após essa explicação prática, os alunos estudaram os mesmos conceitos no livro de Matemática, sem dificuldades.

Essa experiência vai ao encontro com o pensamento de González Pecotche que apresenta a importância de preparar a mente da criança para que ela aprenda com alegria e entusiasmo e compreenda o valor do conhecimento para a própria vida:

“Assim, pois, que cada passo, cada ato, cada pensamento e, enfim, tudo o que lhes é próprio, constitua em todos uma alegria pura; e que essa alegria se exteriorize a toda hora, como se fosse a manifestação de sua própria vida. E assim, quando estudarem, seja a alegria que presida o estudo; quando repousarem, seja a alegria que presida seu repouso; quando trabalharem, seja ela que presida seu trabalho, e seja igualmente ela a que presida sempre todos os instantes de sua vida.” González Pecotche