Alunos do 9º Ano realizam experimentos sobre as mudanças de estados físicos

Unidade: Funcionários | 28 Mar 2015

Os alunos do 9º Ano aprenderam como se deve descrever um experimento de Química. Em um segundo momento, cada aluno pesquisou sobre algum experimento dentro da temática Mudanças de estados físicos. A atividade culminou com apresentações interessantes que abordaram as transformações endotérmicas da acetona no termômetro, experiências com bolhas gigantes de gás carbônico (CO2), sublimação da cânfora e derretimento da parafina.

Segundo a professora, Fabiana da Costa, “a atividade mostrou-se muito rica e produtiva. Foi planejada para estimular os alunos a compreenderem que a Química possui o ensinamento teórico vinculado com o prático". Disse também que "considerando a prática, conforme os ensinamentos logosóficos, é como os estudantes conseguem ter um aprendizado mais significativo”.

A atividade contou com a valiosa contribuição da professora Jéssica Costa, da unidade Cidade Nova, tendo em conta a importante orientação contida no ensinamento de González Pecotche: “A Logosofia não aconselha crer no que se estu­dou nem aceitá-lo cegamente, por certas e inquestionáveis que pareçam suas afirmações; daí que imponha a expe­rimentação como base segura do processo rumo ao saber. Quer que cada um de seus cultores comprove por si as verdades que entranha, e isso só se pode fazer levando-o ao campo da própria experiência.” Do livro Curso de Iniciação Logosófica