Os alunos do 9º Ano aprenderam como se deve descrever um experimento de Química. Em um segundo momento, cada aluno pesquisou sobre algum experimento dentro da temática Mudanças de estados físicos. A atividade culminou com apresentações interessantes que abordaram as transformações endotérmicas da acetona no termômetro, experiências com bolhas gigantes de gás carbônico (CO2), sublimação da cânfora e derretimento da parafina.
Segundo a professora, Fabiana da Costa, “a atividade mostrou-se muito rica e produtiva. Foi planejada para estimular os alunos a compreenderem que a Química possui o ensinamento teórico vinculado com o prático". Disse também que "considerando a prática, conforme os ensinamentos logosóficos, é como os estudantes conseguem ter um aprendizado mais significativo”.
A atividade contou com a valiosa contribuição da professora Jéssica Costa, da unidade Cidade Nova, tendo em conta a importante orientação contida no ensinamento de González Pecotche: “A Logosofia não aconselha crer no que se estudou nem aceitá-lo cegamente, por certas e inquestionáveis que pareçam suas afirmações; daí que imponha a experimentação como base segura do processo rumo ao saber. Quer que cada um de seus cultores comprove por si as verdades que entranha, e isso só se pode fazer levando-o ao campo da própria experiência.” Do livro Curso de Iniciação Logosófica