7º Ano aprende sobre as classes de palavras brincando

Unidade: Chapecó | 29 May 2019

No 7º Ano, tem-se como base para o estudo de Língua Portuguesa, a compreensão das dez classes de palavras que vêm sendo inseridas desde o 2º Ano do Ensino Fundamental 1. Assim, almejando assimilar os conceitos de maneira mais significativa, a professora Juliete Ilha Partichelli, regente da disciplina, propôs para a turma uma produção de jogos.

Foi então que os alunos buscaram compreender a classe de palavra que lhes foi solicitada para, em seguida, procurar jogos que pudessem promover a assimilação do conceito. A partir daí, eles se esforçaram em compreender as regras, adaptaram-nas para o contexto de sala de aula e para a faixa etária. Para a construção do jogo, os alunos precisavam pensar em materiais resistentes, já que pretendeu-se aplicar em outras turmas. Além disso, o primeiro teste precisava ser feito com a família.

Dessa forma, surgiram várias possibilidades: Jogo da memória dos adjetivos; UNO dos substantivos; Mico dos pronomes; Batalha naval dos artigos; Dominó dos verbos; Bingo dos numerais; Jenga das interjeições, Detetive com os advérbios, entre outros.

A professora relatou que foi muito gratificante a realização desta atividade, pois os alunos se envolveram e se mostraram muito estimulados durante as aulas. A aluna Gabriela Bonfanti Ludwig relatou: “Foi uma experiência muito significativa, achei que fomos muito criativos, pois tem jogos bem legais, além de termos a oportunidade de ajudar outras turmas”.