4º Ano estuda o vulcanismo e as forças internas do ser humano

Unidade: Chapecó | 28 Mar 2015

A turma do 4º Ano, das professoras Kamila Pavi e Daniela Farias, os alunos estudaram sobre o vulcanismo, um dos fenômenos naturais mais importantes que acontecem na crosta terrestre e principalmente no fundo dos oceanos. E a turma aprendeu na prática como acontece esse fenômeno. No laboratório de Ciências os alunos construíram um vulcão e depois simularam sua erupção através de diferentes formas químicas.

Partindo de conhecimentos da área de Ciências sobre o vulcão, as professoras foram além, convidando a turma a refletir sobre as forças internas que cada ser humano possui. “Refletimos que muitas vezes em nossa vida também acontece como se entrássemos em ‘erupção’ internamente. Procuramos identificar com os alunos formas de conhecer quando isso vai acontecer e como podemos encaminhar estas forças”, relatou a professora Kamila.

A aluna Paola Miolo manifestou que sentiu a vontade de explodir quando uma pessoa mentiu para ela, mas conseguiu controlar-se.

Quando foi solicitado que as crianças observassem e sentissem em seu interno as “forças” do bem que possuíam e aquelas que precisam ser melhoradas surgiram algumas manifestações como: “Eu tenho dentro de mim a alegria, a colaboração, atenção e a vontade de me superar.” Uma outra criança manifestou: “Eu preciso me controlar mais, parar de conversar e ser mais discreta”.

Para a professora Daniela A. Farias “a realização deste estudo promoveu a  gratidão a Deus pela vida e pela sua Criação. As crianças vibraram de alegria ao simular a erupção do vulcão. Mas o mais importante foi a oportunidade de relacionar o estudo com o dia a dia  e com o  nosso interno. Todos vivemos situações em que precisamos identificar o que ocorre na vida interna e encaminhar da melhor maneira!”