Infantil 4 fortalece a musculatura das mãozinhas com atividade de punção

Unidade: Cidade Nova | 20 May 2019

Com o objetivo de trabalhar a coordenação motora fina e fortalecer o tônus muscular das mãozinhas, as professoras Nirvana Arantes e Leticia Del Cantoni iniciaram, com a turma do Infantil 4, uma estimulante e importante atividade: a punção.

Nesta faixa etária, as atividades de punção são muito utilizadas, pois como os alunos estão começando a aprender o traçado das letras, eles treinam o movimento que lembra uma pinça, favorecendo a pega correta do lápis.

Os alunos ficam sempre muito motivados em realizar cada etapa. Inicialmente, cada um recebe um desenho e eles se divertem muito fazendo um lindo colorido. Em seguida, as professoras prendem a folha em que está o desenho sobre uma placa de isopor e os alunos, utilizando o lápis de perfurar, fazem furinhos em cima das marquinhas que estão em todo o contorno do desenho.

É um desafio para as crianças, pois elas precisam furar o papel com atenção e suavidade para que o mesmo não se rasgue. Também é necessária muita concentração para que não percam nem um furinho! O estímulo e o interesse observados neste momento são contagiantes e os alunos realizam a tarefa com muita alegria!