Alunos do 4º Ano realizam estudo sobre a localização no espaço

Unidade: Chapecó | 20 May 2019

Após trabalhar o tema Localização no espaço geográfico partindo do macro para o micro (universo – planeta Terra – continentes – América do Sul – Brasil – região Sul – Santa Catarina – Chapecó – bairro), as professoras Kamila P. Pavi e Stefani A. Bosco trabalharam com a turma do 4º Ano a localização sob outras perspectivas.

Ao trabalhar pontos de referência, a professora perguntou: “Partindo da praça central da cidade, quem conseguiria voltar sozinho para casa? Qual é o ponto de referência próximo de sua casa? Qual rua deveria seguir? Todos sabem o caminho da sua casa até a escola? E qual é o ponto de referência da escola?”

Após trabalhar esse conceito, a turma estudou sobre os pontos cardeais e colaterais, utilizando a Rosa dos Ventos. Para isso, os alunos foram até um ponto fixo do terreno do Colégio com o objetivo de identificar o que se localiza em cada ponto cardeal em relação à escola.

“Foi uma atividade significativa na qual as crianças foram estimuladas a pensar sobre a importância da posição do Sol, pois esta determina a posição Leste. Também perceberam que se mudássemos de lugar na escola, a Rosa dos Ventos também mudaria de posição”, comentou a professora Kamila.

Para encerrar a atividade, a turma foi desafiada a identificar os pontos que podem ser localizados na casa de cada um, utilizando uma Rosa dos Ventos que receberam.

E você, saberia dizer o que está localizado em cada ponto cardeal e colateral do lugar onde você vive?