6º Ano analisa cartas náuticas

Unidade: Cidade Nova | 24 Mar 2015

Para introduzir o conteúdo Cartografia de maneira lúdica, os alunos do 6º Ano analisaram dez mapas antigos e cartas náuticas no formato 30 cm x 40 cm. Os alunos detectaram a presença de muitos elementos que anteriormente faziam parte da composição dos mapas, tais como seres mitológicos, letras rebuscadas, títulos em latim, escalas em formatos diferentes, rosas dos ventos e a representação das atividades realizadas por indígenas como a extração do pau-brasil.

A atividade cumpriu o objetivo de mostrar o avanço da cartografia através do tempo, ao possibilitar o mapeamento de regiões pouco navegáveis e que posteriormente foram povoadas. Segundo a professora Suely Takahashi, os alunos também desenvolveram a cooperação e a cordialidade, a habilidade de um ouvir o outro e, por consequência, mantiveram um ambiente em condições propícias para desenvolver a aprendizagem de modo feliz e eficaz.