Infantil 1 começa o ano cultivando conceitos e a reconhecer os amigos e as professoras

Unidade: Florianópolis | 8 Apr 2019

A turma do Infantil 1 ainda está em processo de adaptação! Como forma de proporcionar que todos possam se reconhecer, as professoras colocaram as fotos das crianças e das professoras em um bolsão (painel) para que as manuseassem, as colocassem e as tirassem de dentro deste bolsão. O objetivo era que as crianças fossem se identificando, identificando os colegas e professoras, e também que pudessem ir exercitando a coordenação motora ao colocar e retirar as fotos, criando gosto pela atividade e cultivando conceitos, como a paciência, a atenção, a colaboração, entre outros.

À medida que a adaptação foi acontecendo, as docentes ampliaram a atividade! Começaram tirando as fotos do bolsão deixando-o vazio, com o objetivo de despertar nas crianças a atenção para que observassem que as fotos não estavam mais ali. O objetivo foi cumprido, pois as crianças logo ao chegarem à Sala Referência perceberam, e uma criança de 1 ano e 5 meses fez uma expressão com as mãos e disse: “cadê pof?”. Outra criança, da mesma faixa etária, manifestou fazendo gestos com as mãos, como se dissesse: “Onde estão as nossas fotos?” Todas às vezes que as crianças chegavam à sala e as fotos não estavam no bolsão, elas se dirigiam até o local e ficavam fazendo gestos demonstrando que queriam as fotos para manusear.

Outro momento muito significativo é quando chegam à Sala Referência, logo se dirigem até o bolsão, pegam as fotos das professoras e trazem até a professora que corresponde àquela foto, indicando que as reconhecem; ou quando uma criança não vem, vão até o painel e pegam a foto daquela criança que faltou e a trazem até a professora, manifestando que observaram que aquela criança não está na sala.

E não parou por aí! Em uma tarde a professora chegou à sala com uma caixa surpresa e, com muito suspense, cantando uma música, pediu para cada uma das crianças espiassem dentro da caixa. As crianças fizeram muitas expressões de surpresa e descobriram que dentro da caixa estavam as fotos que elas já conheciam. Agora elas seriam utilizadas na hora de fazer a chamada. Foi uma alegria geral!

Segundo as docentes da turma, com o passar dos dias os alunos começaram a se reconhecer e estão aprendendo a colocar o símbolo da chamada no painel. E quando um amigo não vem ou está dormindo, sempre tem uma criança que quer colaborar colocando o símbolo do amigo no painel.

“Criar estímulos para que eles constituam a fonte de energias mais fecundas, aí está o segredo. É necessário que a força flua permanentemente do interno.” Pedagogia Logosófica