Página: 65 de 916
A rádio da Academia de Letras Teen
A rádio do Colégio Logosófico era um projeto que era tocado por uma turma específica, mas com a pandemia essa rádio parou de funcionar e não voltou mais. Dentro da ALT, Academia de Letras Teen, pensando em atividades mais animadas, surgiu o resgate da rádio. Os acadêmicos vibraram com a oportunidade de tornarem o recreio um momento de maior vinculação entre as turmas. Criaram então o editorial e pensaram em pautas para a rádio. A cada semana, a rádio acontece em uma temática (...)
Leia maisAcademia de Letras Mirim enviam cartas aos voluntários da tragédia do Rio Grande do Sul
As atividades da Academia de Letras Mirim iniciaram com os alunos agitados. Todos comentavam sobre a tragédia que assolou o Rio Grande do Sul. Os comentários de todas foram ouvidos de forma que foi percebido que não deveriam ficar sem explicações, sendo essa também uma grande oportunidade de aprendizado e de aprender a fazer uma leitura de mundo. Primeiramente, os pequenos corações foram tranquilizados. Realmente a tragédia foi grande, mas quais deveriam ser os pensamentos e (...)
Leia mais3º Ano aprende o que é o Bullying
Ao longo de várias conversa e interpenetrações, observou-se que os alunos do 3º Ano não conheciam o verdadeiro conceito de bullying, e que era necessário introduzir o assunto de forma leve e formativa para conseguir extrair deles os conceitos que já possuíam sobre essa prática. Assim, as professoras conheceriam qual deveria ser o ponto de partida. Inicialmente foi necessário exemplificar para que os alunos compreendessem do que se trata a prática e que eles pudessem identificar o (...)
Leia maisInfantil 5 estuda a Natureza
O tema anual escolhido para o desenvolvimento dos diversos projetos escolares, pelo Sistema Logosófico de Educação, é: “Natureza, a primeira mestra do ser humano”. Para a Pedagogia Logosófica, a natureza contém uma infinidade de ensinamentos, indispensáveis para o aprendizado de todos. Em um dos trechos, afirma o autor da logosofia e idealizador desta pedagogia: “Duas coisas são necessárias para reconstruir imediatamente todos os livros que existem e se tivesse destruído: a (...)
Leia maisInfantil 3 estuda a paciência
O tema da agenda no mês de maio é a paciência. Com o objetivo de trabalhar este conceito com as crianças, elas foram conduzidas para a horta do colégio, para que pudessem observar cada árvore, cada florzinha e cada elemento presente naquele ambiente. Em seguida foram levantadas as seguintes reflexões: - Será que essas árvores, que hoje estão grandes, chegaram aqui no colégio desse tamanho? - E essas plantinhas, chegaram com todas essas flores? A princípio, os discentes (...)
Leia mais4º Ano do Ensino Fundamental aprende sobre a transpiração das plantas em aula prática
A turma do 4º Ano do Ensino Fundamental, acompanhada pela professora Júlia Cristina, realizou uma atividade prática no jardim e horta do Colégio Logosófico, unidade Cidade Nova, para compreender o processo de transpiração das plantas. O experimento foi conduzido no meio da horta, onde os alunos tiveram contato direto com plantas e seres vivos. Para essa experiência, a professora Júlia Cristina propôs aos alunos envolver uma planta em um saco plástico e amarrá-lo com cuidado. O (...)
Leia maisInfantil 5 descobre o valor da colaboração em atividades de Educação Física
A turma do Infantil 5 tem realizado atividades variadas nas aulas de Educação Física, incorporando às suas vidas um importante valor: a colaboração. A turma do Infantil 5 tem feito grandes descobertas com os estudos do Projeto Anual “Natureza, a primeira mestra do ser humano”, o que tem sido possível graças aos valiosos estímulos recebidos nas mais diversas atividades vividas em sala e nas aulas especializadas. Um desses estímulos foi proporcionado pela professora de (...)
Leia maisInfantil 4 cultiva a valentia enquanto apresenta aos colegas objetos de casa com a letra “E”
O Infantil 4 está estudando a vogal “E”. Para ampliar o conhecimento dos alunos, as professoras Nara Drumond e Jade Oliveira propuseram um dever de casa diferente. Com a ajuda de seus familiares, as crianças deveriam identificar em casa objetos que começassem com a letra “E” e levá-los para a sala de aula. As professoras convidaram os alunos para irem à frente da sala apresentar o objeto e falar seu nome bem claro e para todos ouvirem, destacando o som da letra “E”. As (...)
Leia maisInfantil 4 vive momento sensível identificando o nome das mamães
O Infantil 4 tem intensificado o trabalho com as letras do alfabeto, aprendendo a identificá-las nas palavras. As letras do próprio nome e das pessoas da família são as que os alunos têm mais interesse porque levam consigo o afeto pelo ente querido! As professoras Nara Drumond e Jade Oliveira propuseram uma atividade lúdica muito especial: identificar o nome da mamãe escrito em placas que estavam dispostas à frente da sala. As docentes não identificaram para as crianças o que (...)
Leia mais2º e 3º Ano do Ensino Fundamental se divertem com atividades musicais
Os alunos do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental soltaram o corpo e a criatividade para acompanhar as melodias e o ritmo da música usando fitas coloridas. A professora de Artes Musicais, Karina Haddad, apresentou aos alunos os compositores Bach e Beethoven. Em seguida, pediu para que ouvissem suas músicas e representassem os sons com movimentos rápidos, lentos, largos e curtos, segurando fitas coloridas. Para realizar esses comandos, os alunos tiveram que ampliar suas habilidades de (...)
Leia mais