Projeto de iniciação científica sobre ecologia movimenta o 6º Ano

Unidade: Funcionários | 13 Mar 2015

A professora de Ciências Beatriz Soares desafiou os alunos do 6º Ano a resolverem uma situação problema: verificar se a poluição interfere no crescimento de líquens. Para isso, fizeram uma atividade na avenida Carandaí, com o objetivo de avaliar três árvores escolhidas aleatoriamente e daí proceder a contagem de líquens. Tiveram também em conta o número de veículos que transitavam na via movimentada mais próxima, que é a avenida Brasil, durante 10 minutos. Os resultados foram registrados numa tabela para serem comparados com a contagem de líquens de três outras árvores, também escolhidas aleatoriamente, no Parque das Mangabeiras.

Os resultados obtidos demonstraram que no Parque havia uma população de líquens muito superior à encontrada na avenida Carandaí. Concluíram que a poluição pode ter mesmo uma influência negativa sobre os líquens, sendo necessário o planejamento de medidas que possibilitem a diminuição da frota de veículos, com o objetivo de diminuir a poluição local, o que poderia permitir o crescimento dos líquens novamente.

O objetivo da atividade foi o de gerar estímulos para que os alunos ampliassem a capacidade de observação e para que pudessem ter condições de fazer a identificação de situações-problema, levantamento de hipóteses, produção de método de pesquisa e avaliação de resultados. Segunda a professora, “a atividade permitiu que os alunos vivenciassem a Ciência de forma prática e ativa, já que eles conduziram todo o processo”.

Propiciar o contato direto com dois ambientes distintos e sua influência nos seres vivos, torna-se um instrumento pedagógico fundamental para a reflexão sobre como deve ser uma relação equilibrada entre o ser humano e o meio ambiente em que vive.