Alunos voltam às aulas aprendendo e ensinando a usar a água conscientemente

Unidade: Rio de Janeiro | 27 Feb 2015

Cuidar da vida conscientemente sempre foi uma prioridade no Colégio Logosófico e 2015, ano em que observaremos e cultivaremos os sentimentos e pensamentos que iluminam a vida do ser humano, começou com uma grande oportunidade: a de aprender a racionar o consumo da água.

Para pensarem em um assunto tão importante e urgente, as turmas do Fundamental 1 ouviram e realizaram uma leitura atenta da letra da música Planeta água, assistindo, em seguida, ao filme Um plano para salvar o planeta. A partir daí, pesquisaram, em grupo, sobre a água baseados em duas questões: Quais as soluções que a população está encontrando para se adaptar a essas condições atuais da falta de água? O que você e sua família estão fazendo para minimizar ou resolver esse problema? Os alunos concluíram que é preciso traçar um plano para enfrentar essa atual situação e já tomaram algumas providências em casa e no Colégio como fechar a torneira para ensaboar a mão e/ou o corpo, derramar a água que sobra nos seus copos na vasilha do cachorro ou nas plantas, entre outras.

O Fundamental 2,  partindo de pesquisas na disciplina de Ciências sobre esse bem natural, participou de experiências no Laboratório, onde aprenderam a confeccionar um filtro simples, feito com cascalho, areia, algodão e uma garrafa PET, para filtrar a água coletada pelos aparelhos de ar condicionado da escola. Eles observaram que podem reutilizar esta água para regar as plantas, lavar o carro, para limpeza em geral, enfim, para a conservação da água doce do planeta, um bem cada vez mais escasso e essencial para a vida na Terra.

Já os alunos da Educação Infantil realizaram algumas brincadeiras e aprenderam a reutilizar a água das brincadeiras para lavar os brinquedos e molhar as plantas. Eles coloriram gotinhas de papel com a inscrição “cuidemos de cada gota d`água”, que foram coladas num palito e levadas para casa. Ao sair do Colégio, as crianças explicavam como elas estavam cuidando da água.