Atividades do Fundamental 1 culmina com a festa “Família – fonte de afeto”

Unidade: Brasília | 5 Aug 2018

Durante o 2º bimestre, as professoras do Fundamental 1 trabalharam com os alunos o tema Família – Fonte de afeto.

No 1º Ano foi trabalhado o tema família valorizando as pequenas atitudes que trazem em si grandes significados, como a redação de uma carta e a colaboração com as tarefas da sua casa. Para o enriquecimento acadêmico e desenvolvimento da expressão escrita, os alunos fizeram um texto para suas famílias.

No 2º Ano, as professoras procuraram estimular o sistema sensível de seus alunos com o manuseio de fotos da família e a recordação de momentos felizes vividos. Cada aluno pode expressar o sentimento cultivado pelos seus entes queridos na produção de bilhetinhos, praticando assim, o cultivo de pequenas atenções. Todos conseguiram vivenciar e expressar alegria, gratidão, amor e generosidade.

O 3º Ano trabalhou o livro Olhando para dentro, que aborda questões familiares, para incentivá-los a melhorar a convivência humana. Foram explorados diversos valores, como respeito, paciência e generosidade. As docentes propiciaram momentos muito sensíveis, em que as crianças compreenderam a importância e o significado do cultivo desses valores para a vida e como essa prática reflete em nosso interno.

O 4º Ano vivenciou um bimestre de muito afeto e aprendizado. Foi abordada a importância desses entes tão queridos em nossas vidas. Os alunos observaram que família é quem nos quer bem, quem nos ensina a ser melhor. Aprenderam que família é muito mais do que presença física, pois estamos interligados por um fio invisível chamado conexão. Vivenciaram diversos momentos sensíveis na hora cívica, nas festas e depoimentos de pais. Para concluir confeccionaram um belo mural sobre o tema.

O 5º Ano buscou elevar o conceito de família, refletir sobre a importância de preservá-la e os cuidados que se deve ter para que ela seja o lugar em que se quer sempre estar. Esse trabalho foi desenvolvido com o projeto Família, uma conexão para a vida. Nele foi trabalhado o uso das tecnologias e puderam observar a sua prática em seus lares e refletir sobre equilíbrio em seu uso. A turma teve a oportunidade de ler entrevistas sobre crianças sem a tecnologia, o que permitiu que cada um ampliasse a sua visão sobre o uso e consequências de tal meio. Posteriormente, escreveram belos textos juntamente com seus familiares, contando sobre suas reflexões do uso da tecnologia em seus lares. Os alunos ficaram empolgados e culminaram o estudo cantando uma música que alertava a todas as famílias a importância de deixar um pouco a tecnologia para aproveitar o tempo em família.

Para culminar todas essas atividades, foi realizada a festa Família – fonte de afeto para os alunos e suas famílias.

As crianças estavam lindas e empolgadas, e as famílias ansiosas para ver seus artistas brilharem. E assim aconteceu, cada turma pode expressar sua linda mensagem à família por meio de apresentações.

O Horário Estendido também participou desse momento com duas apresentações. A primeira com os alunos da Turma 5 (3º ao 5º Ano) que puderam demonstrar o aprendizado das aulas de violão em uma linda apresentação musical. A segunda uma bela música tocada e cantada pela equipe da WP Academia de Música, parceira do Colégio desde o primeiro ano do Estendido.

O sorriso no rosto, o olhar brilhante e o momento sensível conceberam um ambiente de muita emoção para todos.

“A família é o templo sagrado onde cada ser humano aprende no amor a seus pais e irmãos, a amar a Deus e a seus semelhantes, e é, ao mesmo tempo, o ateliê insubstituível onde são forjadas as bases da unidade humana.” González Pecotche