3º Ano realiza estudo sobre a metamorfose da borboleta

Unidade: Chapecó | 5 Aug 2018

A turma do 3º Ano, das professoras Daniela Almeida Farias e Amanda Popiolski, iniciou os estudos sobre os animais invertebrados e dentro desse grupo ampliaram o estudo para os insetos, aprendendo como ocorre a metamorfose da borboleta.

Os alunos observaram algumas lagartas divididas em dois vidros e tiveram a oportunidade de acompanhar durante 4 semanas o processo da sua metamorfose, passando pela fase de lagarta a pupa e de pupa para borboleta.

A turma foi estimulada a pensar sobre o desenvolvimento da vida na natureza e o que podemos aprender com ela. Docentes e alunos fizeram a relação de que, assim como ocorre o processo de metamorfose em alguns tipos de insetos, os seres humanos também passam, no decorrer dos anos, por transformações tanto físicas quanto mentais.

A aluna Beatriz Coelho Dias relatou que: “Precisamos esperar, cultivar a paciência para acontecer as mudanças e conseguirmos evoluir e sermos melhores a cada dia”. O aluno Natan Alves de Lima destacou: “O ciclo da nossa vida é muito parecido com o da borboleta, nós passamos por várias etapas ao longo de nossa vida como: a do bebê, da criança, do adolescente e do adulto, assim como a borboleta começa nos ovos, depois lagarta, até formar a pupa e por fim se transformar em borboleta”.

Além destas reflexões, as professoras conversaram sobre a importância de cada um conhecer a si mesmo. A turma refletiu que é importante viver cada fase da vida com atenção e esforço, pois conhecendo a realidade do mundo mental e dos pensamentos, o ser humano é capaz de superar-se, tornando-se um novo ser, de forma análoga ao que ocorre com a borboleta em seu processo de metamorfose.

“A paciência cria a inteligência do tempo, devendo se entender, é lógico, que nos referimos à paciência de quem sabe esperar. Não há dúvida de que, quanto mais se compreende o valor da paciência, tanto maior é a eficácia com que o tempo nos serve”, ensina o autor da Pedagogia Logosófica, González Pecotche.