2º Ano tem uma aula bem interessante: “Varinha Mágica de Química​ II”

Unidade: Funcionários | 28 May 2018

Para compreender uma reação de decomposição e o efeito do uso de um catalisador, as professoras Fabiana Costa e Ward Lauar planejaram uma atividade interessante no Laboratório de Química. Os alunos adicionaram uma pequena quantidade de permanganato de potássio a um tubo de ensaio com água oxigenada 10 volumes e observaram grande formação de gás. Para identificar o gás formado na reação química, utilizou-se um palito em brasa, que, em contato com o gás liberado, foi reacendido. Os alunos puderam então perceber que o gás que estava sendo liberado era o oxigênio, pois esse é comburente e favorece reações de combustão (queima). Observando as características macroscópicas do experimento, os alunos puderam concluir que o permanganato de potássio apenas contribuiu para acelerar a decomposição da peróxido de hidrogênio, H2O2, ou seja, funcionou como catalisador, fazendo com que o gás oxigênio fosse liberado mais rapidamente.