Colégio Logosófico vive a 9º Feira do Conhecimento

Unidade: Chapecó | 11 Dec 2014

O Colégio Logosófico González Pecotche – Unidade Chapecó abriu suas portas para a comunidade realizando a 9ª Feira do Conhecimento. O evento trouxe o convite para que as pessoas passassem o dia no Colégio Logosófico e aproveitassem para aprender, ampliar a vida através de novos conhecimentos.

Na sala do Infantil 1 os visitantes conheceram um projeto que envolveu o artista Cândido Portinari, retratando a alegria das brincadeiras infantis.

“A vida como um presente” e “A gratidão pela família” foram alguns dos temas trabalhados no Infantil 2A. A oportunidade de aprender com a matemática em diversas situações: na natureza, na música, nas brincadeiras... Os visitantes se divertiram muito com os jogos apresentados.

No alto das árvores e embaixo da terra” foi o tema apresentado pelo Infantil 2B. Animais como a cuíca, a toupeira e o bicho-preguiça foram estudados e apresentados pelas crianças, com a participação das famílias.

E como resolver os problemas, fazendo que não sejam maiores do que a vida? O Infantil 3A começou o estudo sobre os problemas procurando resolver uma situação: como plantar girassóis se a horta estava cheia de pedras e mato? Este e outros problemas foram resolvidos contando com a colaboração, com a vontade e a alegria dos pequenos.

A união faz a força, foi o que comprovou o Infantil 3B, através de desafios como gincanas, trabalhos em equipe e exemplos da natureza, da literatura e de imagens analógicas.

Como o tempo era medido antes de existir o relógio? Quando ecomo surgiu o relógio? O que é uma pinhole? Como retratar o que vivemos? A arte da fotografia registrando as fases da vida... Tudo isso fez parte do estudo do Infantil 4, que também teve um espaço reservado para a Dora Científica, da Professora Susana Lazzarotti, finalista do Prêmio RBS de Educação.

Na porta do Infantil 5, os visitantes encontraram uma escultura de livros, a temática da turma. Puderam aprender como surgiram os livros, vários tipos de livros que existem hoje e ainda, o Livro de Ouro, tesouro produzido pelos alunos com suas famílias.

O 1º Ano questionou os visitantes: quais as maravilhas do mundo interno? Os alunos pesquisaram grandes construções da natureza e lugares como a Biblioteca Nacional da Bielorrúsia e a Torre Rotativa de Dubai. Aprenderam a importância da base na construção de um prédio e relacionaram com a vida: quais os conceitos que precisamos ter como base em nossa vida?

Ao entrar na sala do 2º Ano os alunos apresentaram o trabalho de Margaret Mee, artista botânica britânica.  As cartas enviadas a Cristina Porto, autora de “A escolinha de Serafina”, e sua resposta aos alunos... A sala também apresentou os modelos de escolas de diferentes países: Portugal, Chile, África do Sul, Itália e Paquistão, contando inclusive com um mapa esculpido em madeira por um pai.

No 3º Ano os visitantes foram convidados a uma viagem para vários países, aprenderam dicas de como preparar-se para viajar, arrumando a mala e organizandotambém o interno: deixar os pensamentos de estresse em casa, ter paciência, viver cadamomento com alegria!

No 4º Ano, a turma apresentou o que é preciso para ter uma vida equilibrada e feliz, com dicas como dormir bem, ter pensamentos bons, cultivar as amizades, não ficar muito tempo jogando videogame, no tablet, na tv, ter momentos especiais com a família e amigos.

Na sala do 5º Ano o tema foi “A vida como um espelho: nossos pensamentos e sentimentos refletem em nossas ações”. Os alunos destacaram reflexos que foram importantes em sua vida, como o neto que aprendeu com o avô o exemplo de uma família sólida e feliz ou a irmã que aprendeu com o irmão a ter força diante de uma situação limitante de saúde.

Foi um dia repleto de aprendizados!