Turmas do Infantil 5 organizam Amigo Secreto e cultivam a amizade e o afeto

Unidade: Goiânia | 16 Mar 2018

As turmas do Infantil 5 matutino e vespertino participaram de um Amigo Secreto, onde presentearam os amigos de sala com marcadores de páginas confeccionados por eles mesmos.

Foram apresentados às crianças diversos modelos de marcadores de páginas. Alguns deles a docente havia ganhado de presente, outros ela própria confeccionou. Para abordar sobre a utilidade dos marcadores, a bibliotecária Mayan Bueno falou sobre os livros que estavam sendo lidos por ela e o local onde havia interrompido a leitura para recomeçá-la em outro momento. Como saberia onde havia parado?

As crianças observaram um marcador que a bibliotecária recebeu de presente de uma aluna do Colégio Logosófico de outra cidade quando participou do 8º Endel em Florianópolis. Ela demonstrou a felicidade ao receber o presente feito com tanto afeto! Contou então que, ao se recordar disso, pensou em estender este bem a todos os alunos.

A proposta deste Amigo Secreto era para que as crianças pensassem com afeto no amigo sorteado para criarem um marcador de páginas demonstrando o sentir. Foi recordado também sobre pensar: do que ele gosta, de como se sentiria ao receber o marcador, qual desenho poderia ser feito.

Na semana seguinte, realizamos a entrega dos presentes. Cada criança apresentou dicas sobre o seu amigo, para que todos pudessem descobrir.

“Foi uma atividade divertida onde usaram a capacidade de criar algo útil. Os alunos tiveram que observar o amigo em vários momentos para que pudessem descrevê-lo ao revelar a brincadeira. Durante esta revelação era prazeroso perceber a gratidão no abraço que era dado com tanta naturalidade e afeto como forma de agradecimento. A atividade cumpriu com os objetivos”, declarou Mayan.

Veja o que os alunos disseram:

Bento Silva Ribeiro (Infantil 5 - matutino): “Eu gostei de pintar o marcador. Eu também gostei muito de quando eu contei que saí com a minha amiga Clara”.

Laís Barbosa de Miranda (Infantil 5 - matutino): “Eu gostei da hora de revelar o amigo secreto. Fiquei feliz com meu amigo”.

Fernanda Mendonça de Oliveira (Infantil 5A – vespertino): “Eu achei legal a atividade. Eu gostei muito de fazer meu marcador para dar de presente”.

Maria Tereza Servato Ferreira (Infantil 5B):  “Eu gostei de saber quem saiu comigo e gostei também do amigo com quem eu saí”.