5º ano realiza com vibração a culminação do Projeto Feirinha

Unidade: Funcionários | 10 Dec 2014

Um ginásio enfeitado de barraquinhas bem coloridas, recheadas de muitos produtos era a cena observada no dia 25 de novembro em nossa Escola: Showpana, Be Happy, Steel Time, Office of flavors, Os Gatos Miau, Buy.com, ​Hakuna Matata, 1/4 de brinquedos, ​Vende e Toca, Surf de Castelhanos,​ Chocosófico, dentre muitos outros nomes bem criativos.

Alunos, pais e professores vibraram muito com o projeto, que cumpriu o objetivo de colocar em prática alguns conceitos matemáticos trabalhados pelas professoras - números decimais, porcentagem, lucro -, além de favorecer também o cultivo de muitos valores importantes para a formação moral do ser humano: honestidade, alegria, amizade, serenidade, colaboração.

As professoras​ do 5º ano A​, Juliana Pagliosa e Daniela Libânio, assim se manifestaram: “Os alunos ficaram muito felizes com essa atividade, que estimulou a convivência, o trabalho em equipe, a ajuda mútua e a importância de “ser” mais do que “ter”“.

Para as professoras do 5º ano B, Adriléia Guelber e Ana Luiza de Oliveira, "o momento da Feirinha foi muito divertido e uma ótima oportunidade para os alunos praticarem a organização, a paciência e o trabalho em equipe."​

As crianças foram estimuladas a pesquisar produtos e fornecedores, a conhecer estratégias de venda, a aplicar o cálculo da margem de lucro ao estabelecer o preço de venda de um produto, a planejar como utilizar o lucro, a valorizar o dinheiro, aprendendo a se colocar na posição de comerciante e consumidor.

Consideramos que a​s​ aluna​s​ Lígia Paes Savoi (5º A)  e Amanda Pires (5º B)  consegui​ram ​expressar um pouco do que senti​ram as duas turma​s​​com os seguintes depoimentos:

A feirinha me ajudou a conhecer um pouco a vida de um adulto, como ter uma loja, comprar, vender, fazer cálculos, marketing, conviver com um sócio e muito mais!” Lígia Paes Savoi

"Na hora que as pessoas chegaram para comprar eu fiquei emocionada! Achei que não íamos vender nada, mas ao final percebi que não tinha nada na barraca. Lucramos bastante! Senti uma enorme gratidão nessa hora. Se eu pudesse eu viveria essa experiência de novo." Amanda Pires