Alunos do Infantil 5 B realizam caminhada ecológica

Unidade: Funcionários | 10 Dec 2014

Os alunos do Infantil 5B realiz​ou uma divertida atividade, organizada pelos professores de Educação Física, Fillipi Heringer e Ludmila Souza: uma caminhada na Estação Ecológica da UFMG, que é uma unidade de conservação urbana que se encontra dentro do campus universitário.

A caminhada – estabelecida como esporte–, e o lazer são conteúdos que, de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), pertencem à Educação Física. Portanto esse trabalho se justifica por unir dois conteúdos e dar a conhecer diferentes possibilidades de atividades físicas.

Os alunos realizaram uma caminhada de 1,8km na trilha denominada "Trilha do Cerrado", que possui um grau de dificuldade baixo, situada num relevo de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Devido à grande biodiversidade, os alunos puderam observar durante o percurso vários animais nativos, como o jacú, o mico-estrela, diversos insetos entre outros.

Acompanharam os alunos, além dos professores de Educação Física, as professoras de sala, Ana Gabriela Lemos e Najla Freire, a assessora, Letícia Viana, e um grupo de quatro instrutores da Estação Ecológica, que deram várias explicações sobre as características do local. A passagem por um denso bambuzal encantou alunos e professores, que vibraram muito com essa atividade física de aventura!

Os professores Fillipi e Ludmila destacaram que esse tipo de atividade física, fora das quadras da escola, é de grande valia para a ampliação das experiências dos alunos, contribuindo para a formação de um senso critico sobre a natureza conectada à Educação Física.