Turma do 1º Ano observa as transformações que acontecem na natureza e nos seres vivos

Unidade: Florianópolis | 17 Nov 2017

Quando o segundo semestre iniciou, a turma do 1º Ano do Fundamental deu início a um amplo estudo sobre os seres vivos e o ambiente utilizando o material Experimenta Ciências.

Uma das principais atividades foi a montagem de um aquário na sala de aula, que tem sido objeto de estudo para a turma. A chegada dos peixes (lebistes) e das plantas (elódeas) foi muito esperada! Aos poucos, por meio de observações do ambiente aquático e das características dos animais que ali vivem, as crianças estão compreendendo o papel desempenhado pelas plantas na manutenção do aquário, gerando oxigênio por meio da fotossíntese e protegendo os filhotes. Além disso, aprenderam como cuidar da água e do ecossistema do aquário.

Um dos momentos de maior alegria foi o nascimento dos filhotes, acompanhado pelas crianças com muito entusiasmo!

Ao longo destas semanas, as professoras têm feito muitas reflexões com as crianças como:

  • Que cuidados devemos ter com o aquário?
  • Como deve ser o ambiente para poder receber os peixes?
  • O que posso aprender para a minha vida quando me proponho a observar o aquário?
  • Como posso aprender a ser suave como um peixinho?

Parte desta atividade já foi apresentada às famílias na Feira do Conhecimento, quando os pais participaram alegremente, querendo saber mais sobre este estudo que trará muitos bons frutos para o futuro das crianças.

Até o final do ano, as crianças continuarão observando e registrando o que estão aprendendo com os peixes, plantas e até com os seres vivos microscópicos que fazem parte do ambiente – e estão sendo o alvo das investigações realizadas na turma.

Ainda têm muitas descobertas a fazer!

“Para poder fixar na consciência a recordação do que se quer ter à disposição da vontade, é necessário que o motivo seja vivido intensamente; desse modo se gravará de forma indelével, tal como ocorre com as coisas que mais nos impressionaram ou mais vivo interesse despertaram em nós.” Pedagogia Logosófica