2º Ano pesquisa sobre o fruto da lobeira, árvore do Cerrado

Unidade: Brasília | 5 Nov 2017

A turma do 2º Ano está realizando um lindo projeto denominado Os animais e o cerrado.  Ao estudar sobre o lobo-guará surgiu a pergunta: o que ele come? Os alunos logo pesquisaram sobre a lobeira e descobriram muitas curiosidades sobre esse fruto e suas propriedades. Uma aluna trouxe a fruta para a escola e todos aguardaram seu amadurecimento.

As docentes Carmen Baltar e Luciana Brito realizaram uma conversação com as crianças sobre a paciência inteligente e o tempo. A turma só abriu a fruta quando ficou madura.

O aluno Iann Carolino Rodrigues trouxe uma informação muito interessante sobre a fruta: “a lobeira é um tipo de remédio natural para o lobo-guará, evita que ele tenha vermes”.

“Os vermes fazem muito mal para a saúde dos animais e dos seres humanos, ‘tirando’ todas as proteínas e vitaminas que os alimentos nos proporcionam,” afirmou a aluna Amanda Menezes.

A docente Carmen aproveitou o assunto e fez uma reflexão com as crianças. “Os vermes fazem mal para os animais, assim como os pensamentos negativos fazem mal para nós. Por isso devemos ficar sempre atentos e selecionar os pensamentos que temos em nossa mente. Se a mente fica doente, precisamos tratá-la com uma boa dose de pensamentos construtivos”.