Mexerica é utilizada pelo 6° Ano para compreender a matéria sobre fuso horário

Unidade: Cidade Nova | 30 Oct 2017

Para trabalhar o conteúdo que aborda sobre os fusos horários, a professora Suely Takahashi entregou para cada aluno uma mexerica. Na casca da mexerica, os alunos delimitaram o Meridiano de Greenwich e perceberam a divisão da Terra em dois hemisférios: ocidental e oriental.

Em seguida, os jovens descascaram as mexericas e observaram que cada fruta possui mais ou menos 12 gomos, algumas frutas tem 9 e outras 14. A turma fez a comparação dos gomos da mexerica com as faixas de fusos horários.

“A Terra possui 24 fusos - para o dia há 12 fusos e para a noite mais 12 fusos. Se o local está a leste de Greenwich aumentamos 1 hora a cada fuso. Se o local está a oeste de Greenwich diminuímos 1 hora a cada fuso. Cada fuso mede 15º de longitude e corresponde a 1 hora, ou seja, em uma hora a Terra se desloca 15°. Esse dado é obtido através da divisão da circunferência terrestre (360°) pelo tempo gasto para que seja realizado o movimento de rotação (24 h)”, explicou a professora.

A atividade cumpriu com o objetivo de incentivar nos alunos a observação do que existe ao redor e as analogias que podem fazer com o conteúdo estudado em sala de aula.