Alunos do 4º Ano aprendem a fazer cupcake de chocolate

Unidade: Goiânia | 8 Nov 2014

A mãe do aluno Leonardo Cardoso, Paula Cardoso, preparou uma agradável atividade culinária para realizar com os alunos do 4º Ano. Ela iniciou uma conversa informal com os alunos falando que preparariam um delicioso cupcake de chocolate e que todos deveriam ficar atentos.

Para iniciarem o preparo, foi entregue uma folha com a receita que iria ser preparada. A mãe explicou o passo a passo sobre cada ingrediente e a importância de cada um, trabalhou com os alunos conceitos de ciências, como misturas homogêneas e heterogêneas, e matemática, falando sobre números fracionários e unidades de medida. Juntamente com o conteúdo foi trabalhado, também, sobre a paciência inteligente, a importância de saber esperar e aproveitar o tempo enquanto se espera por algo, fazer com que este tempo seja útil. A importância do saber ouvir para aprender os elementos oferecidos, além de cultivar os sentimentos de colaboração e gratidão.

“A atividade desenvolvida pela mãe foi muito rica, foi possível observar o quanto os alunos se envolveram na atividade colaborando, escutando e trabalhando em equipe. Esta foi uma experiência muito valiosa, pois foi perceptível o engajamento da mãe e dos alunos em colaborarem para o desenvolvimento da atividade e cumpriu com o objetivo de estreitar o vínculo entre família e escola”, disseram as professoras Adriana Bernardo da Silva e Danielle Cristina de Oliveira.

Confira os depoimentos de alguns alunos:

Na atividade que realizamos me diverti muito, me senti estimulada a realizar mais receitas e aprendi que tudo é mais gostoso com um toque de amor”. Ana Luíza Maranhão

Ao realizar a atividade da mãe do Leo, tia Paula senti muita alegria. Eu adorei a atividade, ela me inspirou em aprender mais sobre culinária”. Gustavo Santiago

Nessa atividade me senti alegre, por estar aprendendo e recordando o conteúdo e ciências ( mistura homogênea e heterogênea) e o de matemática “1/2 de achocolatado” ( fração). No final da aula me senti estimulada a fazer as coisas com gosto para o resultado ser semelhante ao cupcake”. Anna Luisa Rachid.