Alunos do 1º Ano do Ensino Médio visitam Ouro Preto e Mariana pelo projeto “Minas Colonial”

Unidade: Funcionários | 8 Nov 2014

Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, acompanhados pelo professor de História Sérgio Duarte, da assessora educacional Luciene Araújo, da coordenadora pedagógica Marise Alencar e do funcionário Leonardo Alves, estiveram em viagem pelo projeto “Minas Colonial”. O projeto inclui aulas e atividades anteriores à viagem sobre a História do Brasil, Literatura e movimentos artísticos da época. A viagem aos municípios de Glaura, Ouro Preto e Mariana contemplou várias etapas:

Em GLAURA: Café da Manhã na Praça da Matriz; Passeio pelas ruas (Estrada Real).

Em CACHOEIRA DO CAMPO: Visita à Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré.

Em BOTA-FOGO: Visita ao antigo povoado de Bota-Fogo; Explicações no adro da Capela de Santo Amaro (surgimento de Ouro Preto; os primitivos povoados).

Em OURO PRETO: Visita a Casa dos Contos.

Em MARIANA: Mirante de São Pedro (Explanação sobre a cidade); Conjunto da Praça Minas Gerais: Visita à Igreja São Francisco de Assis; Visita à Igreja do Carmo; Visita à Câmara e Pelourinho. No final, uma descida à Mina da Passagem, com direito a muita informação e diversão!

Os alunos tiveram como guia, o pesquisador, historiador e escritor Alex Bohrer, que apresentou durante as visitas aos monumentos, várias informações sobre a chegada dos bandeirantes e a influência dos paulistas e da igreja na cultura mineira. Muito das tradições perpetuadas até os dias atuais fazem parte dessa época e, as aulas dadas pelo historiador, favoreceram o pensar e muitas reflexões sobre o que ocorreu em nosso estado e país.

A parte de lazer ficou por conta do hotel Ville Real, onde os jovens puderam descansar,  fazer as refeições e desfrutar a piscina e os jogos.  Tudo vivido de forma tranquila, feliz e muito respeitosa. Foram dois dias de muita história, cultura, amizade e vinculação.