4º Ano aprende em Educação Física que luta é diferente de briga

Unidade: Funcionários | 15 Aug 2017

“Luta” é um termo que pode ser empregado de forma geral a todo combate entre dois ou mais indivíduos, dotados de treinamento especial para luta ou não. É provável que a luta tenha surgido nos primórdios da civilização humana, junto com a necessidade do homem de defender-se de inimigos, ou ainda, de atacar ou caçar com mais eficácia.

Os professores Felipe Cerqueira Castro de Souza, Gabrielle Batista Dias e Renata Xavier entendem que, ao propor uma Educação Física voltada para a cultura corporal, a prática e o conhecimento das lutas são imprescindíveis. Esse conteúdo envolve os alunos com a própria consciência corporal, além do cuidado com o colega.

Procurando estimular outros significados decorrentes da compreensão das lutas, os professores realizaram uma explicação inicial sobre a diferença entre lutas e brigas, antes de desenvolver atividades de combate, esquiva e desequilíbrio, para que os alunos experimentassem a concentração e o combate necessários para a proposta apresentada.