Turma do 5º Ano realiza o mapa da sala

Unidade: Cidade Nova | 17 Jun 2017

A turma do 5º Ano realizou uma atividade especial sobre o mapa de sala, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a importância dessa ação docente dentro do ambiente escolar. Pensar sobre essa questão, após uma vivência prática, além de mover as engrenagens mentais na direção de uma melhor compreensão, estimula a autonomia e o pensamento lógico para a tomada de decisão e mudança de atitude.

A proposta feita pela docente para que cada criança escolhesse, livremente, o lugar no qual gostaria de colocar sua carteira dentro do espaço da sala de aula foi muito estimulante. A docente ponderou que a única condição seria que o lugar escolhido fosse o melhor, na visão da criança, para aprender.

A disposição escolhida por cada criança permaneceu por dois dias com a orientação de que  todos precisariam anotar suas observações e compreensões a respeito do ambiente da sala para convivência, facilidade para locomoção no espaço, atendimento às necessidades individuais, interação com os professores e a facilidade para aprendizagem.

A docente levantou uma hipótese que precisaria ser comprovada ou não pela turma:  se o lugar escolhido por cada por cada um fosse o melhor para aprender, então os dois dias dessa experiência seriam muito bons para ensinar e conviver com os colegas.

Ao final do tempo da experiência a turma percebeu o quanto o mapa de sala pode favorecer a rotina escolar e que o fato de assentarem nas primeiras carteiras, mais próximas ao quadro, não garantia uma melhor aprendizagem por si só; e que era preciso uma postura atenta e ativa de cada um para aprender, independente do lugar na sala.

A organização voltada para o livre trânsito na sala foi outro aspecto positivo apontado pelas crianças a respeito do mapa de sala; além da facilidade para interações, convivência e realização das atividades propostas pela docente.

Questionar, observar, experimentar e refletir fez toda a diferença para a construção de uma atitude mais tranquila e compreensiva no momento de receber da docente, mensalmente, o novo mapa de sala.