8º Ano recorda a infância ao estudar sobre o Corpo Humano

Unidade: Funcionários | 9 Oct 2014

Faz parte do programa de Ciências do 8º Ano o estudo sobre corpo humano. O Colégio Logosófico aproveita esse momento não apenas para nos se deter na parte orgânica do ser humano, mas também na que corresponde ao que não é físico: os pensamentos, anseios, atitudes, vivências e experiências.

Durante uma aula, a professora Milena Almeida desenhou no quadro uma linha que  chamou de Linha da Vida, que começa pela fase infância, seguindo depois pelas fases da adolescência, vida adulta e velhice. O principal objetivo dessa aula foi estimular os alunos a recordarem sua infância, revivendo os momentos vividos nela, pontuando o aprendizado e as transformações que ocorrem nas fases e fornecendo elementos para que possam ser mais conscientes de sua vida como um todo.

Segunda a professora, esta foi uma aula muito tranquila e agradável, onde se pôde observar os alunos trocando experiências e refletindo sobre as perguntas propostas: Por que é tão importante recordar a criança que fomos? O que fazer para que a nossa vida se amplie cada vez mais com o passar dos anos?

Além das perguntas, a aula ficou ainda mais enriquecida com a leitura de um texto de González Pecotche: O ser que todos nós temos esquecido, em quem ninguém pensa, apesar de constituir, todavia, algo essencial para nossa vida", do livro Diálogos, do qual retiramos o seguinte trecho:

“Pode-se pensar, se assim o quiser, que o adulto é a continuação da criança, porém no que nunca se pensa é que a criança morre enquanto nasce o homem...Quem pensa nessa criança e a contempla através de suas recordações, observando-a em suas brincadeiras, em seus pensamentos, em suas inclinações e em sua ino­cência, verá quanto tem que aprender com ela e quan­to lhe deve; mais ainda: quanto deveria conservar da­quele pequeno ser para que hoje, grande em tamanho e em idade, lhe seja permitido experimentar, ao menos, algumas daquelas inocentes, porém, gratas sensações que brindaram à sua vida as melhores horas.”