Turma 4 do Horário Estendido aprende a aproveitar o tempo e a economizar água

Unidade: Brasília | 17 Jun 2017

Os alunos da Turma 4 do Horário Estendido foram surpreendidos com a atividade realizada pela professora Maria Eduarda Carvalho.

No momento do banho, a docente cronometrou o tempo que cada aluno gastou para tomar o seu banho, sem que eles percebessem. Seu objetivo era não só conscientizar as crianças da relação do tempo com a quantidade de água gasta por minuto, como também registrar em um gráfico para que pudessem observar de forma mais palpável o consumo de cada um. Os alunos ficaram surpresos com a realidade!

Logo em seguida, a professora abordou sobre a crise hídrica no Distrito Federal. Ela aproveitou para refletir com as crianças sobre as pequenas ações do ser humano na sociedade e as condutas que podem adotar para colaborar com um mundo melhor, como economizar água nesse momento de racionamento.

Após essa atividade, a professora observou uma conduta diferente nas crianças, pois ficaram mais atentas e conscientes na hora do banho. O pensamento dominante em todos era “economizar água para contribuir por um mundo melhor!”

“Tudo se consegue com o esforço e boa vontade, sem desprezar nenhum daqueles elementos auxiliares que são o fruto da observação e do discernimento, já que eles dão a segurança na experiência e afiançam a razão sobre bases conscientes”.González Pecotche