Turmas 1 e 2 do Horário Estendido aprendem sobre a alimentação saudável em família

Unidade: Brasília | 17 Jun 2017

Com o objetivo de incentivar a alimentação saudável em família, a nutricionista Naira Lygia realizou uma atividade lúdica com os alunos das Turmas 1 e 2 do Horário Estendido. A nutricionista construiu uma história utilizando uma boneca de pano chamada Mariazinha, que convidou todos os alunos para ajudá-la a fazer um almoço saudável para sua família.

A atividade foi realizada na casinha de bonecas e serviu para levar aos alunos o conceito de alimentação saudável e sua importância para a vida.

A nutricionista explicou a importância de cada grupo alimentar à medida que montava os pratinhos.

O grupo dos carboidratos foi representado pelo arroz branco e arroz integral, que são cereais e fontes de energia. Na ocasião, a nutricionista salientou a importância do consumo de arroz integral por conter diversas vitaminas, minerais e fibras que auxiliam no controle do peso e na função intestinal.

No grupo das proteínas, foi colocada uma proteína vegetal, o feijão, e como proteína animal foram apresentados: carne vermelha, a de ave e a de peixe. Ambas as proteínas são fontes de ferro e contribuem para a formação da musculatura e desenvolvimento do nosso corpo.

Já no grupo das frutas e vegetais, as crianças tiveram contato com a beterraba, a cenoura, a alface e o tomate, que contêm muitos nutrientes que fortalecem a imunidade e bom funcionamento do intestino.

Os alunos se envolveram na atividade e participaram ativamente. No final, o pratinho de cada um ficou colorido e apetitoso.

Com essa atividade, a nutricionista deu a oportunidade às crianças de manusearem os alimentos e também pode comprovar o que elas aprenderam, pois na hora do almoço todas recordaram da importância dos alimentos e tiveram uma melhor aceitação.